Fala galera, neste post vamos estudar como desenhar árvores secas ou com folhagem, desenhar a árvore seca ajuda a entender a estrutura das folhagens, vamos lá então! Tem vários livros de referência também para estudar com algumas fotos dos livros também para inspirar!
Se você está estudando nosso livro a parte de texturas e como desenhar e adicionar os detalhes, e também desenho em realismo você pode ver que é o mesmo processo, você pode exercitar fazendo formas abstratas, e ir texturizando de acordo com o passo a passo aqui do nosso livro de desenho para iniciantes, confira a versão online aqui
Seguindo traços ou formas redondas podemos ir texturizando, como nos exercícios que fizemos nas partes anteriores. Chega um ponto que vamos conseguindo também aplicar perspectiva nos pequenos detalhes e conseguindo enxergar mais as formas nas texturas, como nos exercicios de perspectiva natural. E assim poder moldar a forma também novamente, caso queiramos mudar.
Lembremos sempre dos exercícios de tonalidade também, para a posição da luz não ser muito alterada a medida que você vai adicionando a textura.
Quanto mais você passar tempo texturizando e adicionando detalhes mais nítida fica o desenho. Para texturizar foi usado um lápis 2B, bem macio e forte na tonalidade. Se formos usar um lápis B em diante, devemos aplicar traços sem muita força no início da texturização pois o grafite sai mais escuro, pois foi aplicado inicialmente um lápis hb, que é mais suave e claro.
Confira mais materiais e kits de desenho e pintura para iniciantes aqui
Desenhando a estrutura da árvore
Para fazer a estrutura da árvore você cria o caule central, e vai distribuindo os galhos, seguindo galhos principais mais grossos, e vai espalhando galhos menores. Veja na imagem do lado acima, crie um galho, neste galho crie outro e assim por diante, é uma boa forma de ir criando. Uns podem ter 3 galhos, outros menos. Crie a silhoueta do esboço inicial e distribua a partir daí. (lapis hb)
Desenhar a folhagem da árvore
Algumas folhagens também para treinar, criamos galhos, pequenos ramos para esboçando e estudando as formas e textura.Quando colocarmos em uma composição, podemos ter mais facilidade. Em desenhos ou pinturas maiores, as vezes não é necessário desenhar folha por folha, basta ir adicionando linhas e apenas de uma forma mais representativa colocar os traços do formato. Algumas ficam mais visíveis depois pode apenas representar de uma forma mais simbólica.
Alguns exercícios e esboços em perspectiva ajudam bastante na hora de criarmos a estrutura da árvore.
Bom ficarmos atentos para o topo e o fundo dos galhos, estabeleça a linha do horizonte e comece a partir daí.Faça bastante exercicios de formas como nos exercícios anteriores, nos ajuda muito para na hora de compor deixar as posições e tonalidades no lugar.
Lembremos que os objetos acima da linha do horizonte vemos o fundo e os lados e abaixo da linha da nossa visão vemos o topo e os lados.
Depois podemos criar alguns desenhos simples, crie a estrutura da árvore e depois crie o cenário.
Para o cenário, pinte tonalidades fortes na frente
e atrás deixe mais claro e menos detalhado e nítido, quanto mais se afastar menos contraste e força na matiz terá os objetos.
passe o grafite fraco em cima e depois mescle com o dedo ou esfuminho, após isso podemos passar a borracha para criar algumas luzes e fazer as nuvens.
Bem simples o exemplo, começamos assim, a árvore no caso é o personagem principal, vamos adicionar mais elementos no cenário e mudar um pouco a perspectiva.
O livro do Norman Battershill Drawing for pleasure é bem legal e inspira bastante, confira aqui, a questão da textura ele explica um pouco que bom sempre treinar diferentes padrões, a textura é tipo um padrao de pequenos detalhes unidos em 1 só, e no desenho em geral ele fala que algumas partes serão preenchidas e imaginadas pelo expectador, questão de como nosso cérebro funciona também.
Para a folhagem fazemos alguns riscos como se fosse forma de sorriso, vários juntos e bastante pontilhados.
Uma boa forma de criar as folhagens é usando um lápis integral, inclinando ele podemos criar marcas maiores ao invés de traços então você pode fazer a folhagem e depois adicionar traços com um lápis com ponta bem fina para dar o contraste.
Nesta obra maestra também podemos ver a mesma técnica mas com caneta marcadora, notamos que a distância as marcas se mesclam proporcionando olhando mais de longe. A Path Bordered by Trees with two Beggars and a Couple Strolling confira aqui a imagem
Caderno de estudo de mestres. Estudos de Árvores por Le Cave. Um aparece à esquerda; um teixo à direita; ambos com estudos de galho e casca; placa 4 de um livro de desenho. 1801 – gravura em técnica suave de traços. confira aqui a imagem
Desenho de Galhos e folhagens das árvores
Podemos usar também perspectiva para desenhar as formas das folhagens, veja no exemplo ao lado algumas formas de caixas e círculos para podermos fazer a massa da folhagem.
Repare na linha do horizonte, e seguimos desenhando, algumas formas bem distorcidas, varia muito do que queremos criar.
Nesta caso usando o lápis hb integral para esboçar e para criar a textura usando o lápis 2b na página seguinte.
Depois podemos criar as folhagens, seguindo traços e texturas que escolhemos, na primeira árvore esferas meio achatadas, na árvore 2 riscos diversos seguindo uma rotação da forma que criamos no esboço e na árvore 3 elipses achatadas somente os riscos.
Nesta árvore 3 fui apagando e construindo uma massa maior do que a do esboço, usando o esboço somente para orientar nos lados das formas. Neste caso vai muito da sua visualização, apagando e depois passando o lápis para escurecer as partes para dar a forma desejada.
Também outro exemplo que podemos fazer para treinar folhagens é criando massas de tonalidades no caso do exemplo da esquerda, no exemplo da direita podemos criar algumas formas diferentes e depois texturizar vendo que temos as massas feitas mais usando perspectiva, podemos notar onde está a linha do horizonte pelas formas que podemos ver o fundo e outras não podemos, caso algumas estejam aparecendo o fundo em baixo da linha do horizonte ou mostrando o topo acima da linha do horizonte isso quer dizer que este objeto está inclinado.
Criando agora algumas texturas para finalizar os esboços, no exemplo da esquerda podemos ver folhagens simples criando vários ramos em conjunto e seguindo as tonalidades e posição das formas.
Já na imagem da direita um desenho um pouco mais livre, mostrando folhagens maiores em conjuntos como se fosse um pano sobre cada galho.
Escolha algumas fotos de referência para ir texturizando ou dando alguma idéia para sua composição. Veja no exemplo a seguir algumas formas combinando alguns elementos agora. Referências aqui … ….
Exercício para fazer e treinar
Esboçando algumas formas, podemos criar alguma composição simples. Veja no exemplo ao lado. Temos 2 esboços, a partir daí podemos ir criando a forma mais detalhada dos elementos, usando as referências na página seguinte, podemos pegar algumas posições, formas, textura e tonalidades.
Podemos desenhar uma pessoa para ver o tamanho e as proporções caso ajude no começo.
Agora repare que a linha do horizonte está bem abaixo e temos mais elementos agora na composição.
Aplicando então as tonalidades e a textura podemos criar então o desenho. Repare que neste esboço a árvore foi criada com o lápis inclinado, sem utilizar uma guias de perspectiva, um pouco mais solto as rochas foram utilizadas perspectiva, as rochas debaixo podemos unir para criar um piso, o que ficou mais visual e menos monótono.
Repare no fundo da imagem,apenas alguns elementos sem muito contraste e detalhes, e no meio um pouco de branco para descansar a visão do telespectador.
Aplicando então as tonalidades e a textura podemos criar então o desenho. Repare que neste esboço a árvore foi criada com o lápis inclinado, sem utilizar uma guias de perspectiva, um pouco mais solto as rochas foram utilizadas perspectiva, as rochas debaixo podemos unir para criar um piso, o que ficou mais visual e menos monótono.
Repare no fundo da imagem,apenas alguns elementos sem muito contraste e detalhes, e no meio um pouco de branco para descansar a visão do telespectador.
Vimos então 2 exemplos com esboços bem simples, e usando uma boa textura podemos criar uma paisagem com alguns elementos sem exceder muito na composição. Objetos à frente possuem mais constrates, chamam mais atenção,e gradualmente vamos diminuindo as tonalidades e os detalhes dos objetos ao fundo.
Conclusão
Então neste post vimos como desenhar árvores secas ou com folhagens, vimos a estrutura do caule, da árvore seca que nos ajuda a entender a estrutura da árvore e as folhagens, com alguns exemplos de esboços e exercícios finalizados! Espero que tenha gostado do nosso post de desenho de árvores, nos vemos no próximo artigo aqui no site desenho para iniantes!