Como ser um ilustrador – passos iniciais guia online


GUIA SEJA UM ILUSTRADOR FREELANCER

Sumário

  • Passos iniciais
  • Como começar na prática
  • Mercados
  • O que o mercado de ilustração pede?
  • Seu estilo e o turbilhão de idéias
  • Ilustração x Desenho x Arte
  • Portfolio
  • Como conseguir seu primeiro cliente de ilustração
  • Mantendo o network
  • Conclusão

Introdução

Fala galera! Aqui é o Fernando! Neste ebook vamos ver então como iniciar na carreira de ilustração comercial e ilustrar para o mercado nacional e internacional!

Fui aluno do curso Ilustra S/A com o Ilustrador Victor Beuren! Aproveite, e se torne um ilustrador profissional e a conquistar mais clientes de ilustração e a ter fluxo de trabalhos constantes! Então nesta página você vai encontrar um pouco do que aprendi do curso, mas tem muitos detalhes e mais assuntos para se cobrir, mas com o conteúdo aqui você já consegue iniciar a sua carreira como Ilustrador freelancer! Bons estudos! Se inscreve no curso dele também que é completo! Aqui temos somente a ponta do iceberg, mas já tem muito material para estudar!

Confere também o Evento Imersão Clientes de Ilustração e se inscreve:

O mercado é muito abrangente e com alta demanda de ilustração. O mercado de ilustração é dos mais democráticos, aceitando vários estilos, seja tradicional ou digital. O mercado paga bem e pode também oferecer tanto trabalhos em CLT como em trabalhos freelancers.

Para termos uma idéia são muito mercados, mais de 50 mercados de atuação, proporcionando um bom campo para atuar, escolhendo o que mais lhe agrada fazer.

Neste ebook vamos então primeiro aos passos iniciais, o que precisamos ter em mente sobre a profissão ilustrador, nossa posição profissional, o que vamos precisar para iniciar em termos de materiais.  Como começar na prática, um plano aqui de ação para podermos criar nosso serviço, o que vamos oferecer e também como vamos trabalhar. Já aplicando o que precisamos fazer no dia a dia, compartilhando um pouco sobre o que aprendo todos os dias ao estudar e aplicar em minha carreira como Ilustrador!

É a ponta do Iceberg, são orientações, não quer dizer que seja somente isso, mas espero que te ajude também a complementar os estudos aí e e a te ajudar nas aplicações também, e a colocar em prática também, que é o mais importante!

Vamos ver então como podemos entender o que o mercado está precisando nos posicionar como ilustrador no mercado, iniciando por definir um estilo, estudar o mercado em que queremos atuar. O que o mercado de ilustração vai pedir a você.

No capítulo Seu estilo, vamos então estipular e tentar estudar o que mais criamos e com o que criamos, para que criamos e como focar isto no mercado que vamos atuar.

Vamos ver também em Ilustração x Desenho x Arte, qual a diferença entre eles, independente de como você cria suas imagens, precisamos definir o conceito de ilustração, desenho e arte. Vamos ver também algumas técnicas para podermos criar ilustrações aplicadas e que chamam a atenção do cliente.

No capítulo portfolio vamos aprender aqui como montar um portfolio focado para o mercado, onde criar e como criar, algo bem prático mesmo, para você ter como mostrar seus projetos para o cliente.

E para finalizar, como conseguir nosso primeiro cliente de ilustração, afinal de contas o mercado é muito vasto, e você precisa achar a pessoa ideal e com quem oferecer seu trabalho. E também manter o Network com o cliente e manter ele atualizado de seus novos trabalhos. ENTÃO VAMOS LÁ!

Passos iniciais

Como começar na prática

Vamos começar então a definir um plano de ação para estes dias. Agora você vai se comprometer a iniciar seu trabalho como Ilustrador. Então como fazer para entrar no mercado?

Primeiramente, você precisa saber qual estilo quer trabalhar, você desenha de qual forma? Realista? Cartoon, mangá, desenho técnico, desenho artístico?

Veja por entre seus desenhos e faça uma seleção do estilo que você mais desenho durante estes tempos.

Este é o passo mais importante, não pule esta etapa, defina bem o estilo primeiro, pois quando formos para as outras áreas, vai ser bem mais fácil!

Conseguiu definir o estilo? Ok, este será como você vai montar e produzir seu portfolio, tem a ver também com o mercado que vai atuar.

Lembre-se, veja também o que mais desenho e criou nestes tempos. Tem mercados que pedem determinado tipo também de desenho, por exemplo, você sabia que em games você pode atuar somente criando cenários, ou objetos, ou somente personagens? Então tenha em mente isso, existe também por exemplo o mercado de ilustração ciêntífica para quem desenha anatomia, e um desenho mais preciso. Ou então o mercado de mapas ou quebra-cabeças, é isso existe um mercado somente disto. Quanto mais funilado e focado em 1 estilo e mercado você vai conseguir mais rápido seus clientes. Mas para isso em mercado vamos ver mais detalhadamente para quem você vai se apresentar.

Ok, agora passando para a técnica, ainda aqui em definição do seu estilo, estamos aqui montando nosso produto, que vamos apresentar para o mercado.

Veja agora qual mídia você mais utilizou, foi lápis? Digital? Nanquim, tintas, giz pastel, colagens… o que quer que tenha sido, estabeleça o que você mais gosta de usar, lembre-se não é a forma como você cria, e sim o que você cria que vai mais chamar a atenção do cliente de ilustração.

Ok, digamos que você cria desenhos artísticos com guache, então no seu portfolio, vamos criar para iniciar 10 peças. E a partir daí você vai apresentar para o mercado.

Uma observação é que se você cria em digital, estabeleça também aqui como você cria, se usa pintura digital, vetor, flat colors, usa com line art ou somente formas. Tenha o mais funilado aqui. 

Você pode ser generalista também, usar vários tipos de mídias, mas o conceito do que você ilustra tem que ser bem forte, e também saber organizar o portfolio, porém o mais interessante é você ter o mais funilado e focado aqui, como se fosse um produto bem definido.

Exemplos de portfolios bem definidos o estilo:

Veja no portfolio de Mattias Addolfson que o estilo dele é bem definido, este é o estilo que ele apresenta para o mercado, um estilo único dele,com linhas, cores com tonalidades suaves, e desenho estilo artístico meio cartunizado.

Então veja que olhando aqui você consegue perceber que soa como 1 produto, é o que este ilustrador profissional vende, veja que fica bem mais sólido, isso chama muito a atenção de quem contrata ilustração.

Se você visitar um site de agência de ilustração, você verá que os estilos são muito bem definidos. Veja como eles apresentam bem o ilustrador, oferecendo o estilo e o que o melhor o artista tem para oferecer para o mercado.

Veja aqui também que vamos também aprender que existem agentes de ilustradores, que oferecem para o ilustrador o serviço de divulgação e negociação de contratos e muito mais.

No decorrer das suas divulgações você vai ser pedido também e perguntado se faz outros estilos, e se você souber fazer você aceita, porém lembre-se sempre de manter seu portfolio o mais uníssono possível, lembre-se que isso chama muito a atenção.

Eu sou formado pelo curso do professor Victor Beuren, aconselho aqui a você acompanhar o seu canal, veja o estilo dele e como trabalhando como estudio agora fica mais abrangente, porém ainda dá para ver um estilo bem definido.

O jeito como você cria as formas(exemplos personagens, objetos,…) também define seu estilo, o erro no seu estilo pode dar um charme, o mais natural e orgânico também é muito bem aceito no mercado, um estilo mais artístico, pinturas abstratas, também são fortes no mercado, traços tortos, além do desenho super incrível. 

Na ilustração, desenhar bem é só 10% do processo, como diz o Ilustrador e professor Victor Beuren, esses 10% você está nele agora, neste capítulo, os outros 90% vamos ver agora nos proximos passos. Vi alunos da minha turma que com traço simples, em 1 mês conseguiram trabalhos. Por isso lembre-se, defina bem aqui o seu produto! Isso vai tornar as coisas bem mais fáceis nos próximos passos! Você vai voar! Então tome um tempo agora aqui neste módulo, sem correria, quanto mais definido o seu estilo aqui melhor.

O caso do casal, Marmota vs Milky também é interessante, pois eles criavam juntos, 1 só estilo, agora estão trabalhando mais como um estúdio, usando os 2 estilos que os eles tem, e também criando outros.

Então vimos aqui o primeiro passo que precisamos para começar a iniciar no mercado, parece fácil, mais este é o passo mais difícil. Pois você precisa se definir bem, lembre-se que agora você vai oferecer seu trabalho para o mercado, eles precisam de um produto, ou seja seu estilo, sua arte, o seu toque especial em criação. 

Este aqui é o meu portfolio, passei bastante tempo com ele um pouco bagunçado, mas agora está mais definido e mais focado em termos de estilo, no momento está assim mas pode mudar também:

Evite como na imagem abaixo, vários estilos, caso você faça vários estilos, deixe bem separado, nas janelas do seu site ou do seu portfolio, para o cliente saber que você sabe a diferença de estilos, veja abaixo como pode ficar bagunçado:

Separando ficaria assim:

E atenção, vamos ver em Ilustração x Desenho x Arte que nem todo desenho é ilustração, então tome cuidado, o passo acima é para você ver o acabamento das peças que você vai criar para montar seu portfolio. Vamos ter que criar ilustrações, projetos com desenho e artes simplesmente sem um direcionamento de mercado não chama muita atenção. Outra situação dificil que aparece é você querer fazer todas as ilustrações em 1 estilo, porém, lembre-se que para uma apresentação inicial, é muito importante ter algo bem definido. Mas também se caso você achar muito difícil, seja generalista, mas lembre-se que os conceitos e direcionamentos das peças criadas tem que ser bem forte.

Lembrando, parece fácil este primeiro passo mas é um pouco doloroso também, mas o que mais importa é você mudar o mindset, lembrando que agora você é um artista ilustrador para o mercado, é um desafio criar algo como idéia de outro, por exemplo se criamos um desenho estamos ali desenhando numa boa, queremos mostrar como fizemos, queremos mostrar o desenho bem bonito, ou uma arte, expressão um sentimento e emoção, isso que queremos mostrar.

Porém para uma ilustração comercial as coisas vão mudar. O que você vai ter que fazer é criar algo a partir de um briefing, ou seja, de um pedido de um cliente. E seguir suas orientações e detalhes da arte final. E além disso trabalhar em equipe, pois ele pedirá várias vezes para fazer alterações. Então diferente em criar algo para simplesmente mostrar o seu lado digamos artístico, você cria algo para o cliente. Lembre-se que a atenção será para o produto em que a ilustração vai aparecer e não para você e seu lado artista. Deixe as suas criações artísticas em um local separado, experimentações que você precisa fazer para exercitar o lado artístico, até se quiser criar uma rede social separada ou poste somente na sua rede social pessoal. Lembre-se foco no produto final do cliente. Ele e você irão criar a ilustração.

Fica aqui então  a tarefa, use o exemplo da agencia de ilustração, coloque 5 desenhos ou artes que você fez, coloque lado a lado, e faça o mais homogênio possível, se puder, crie novamente seus desenhos, de forma livre mesmo, só para estabelecer o estilo e a mídia que você vai utilizar, e que você vai querer mostrar no seu portfolio.

Vamos para o próximo passo!

Lembre-se mais uma vez! Tome tempo aqui, defina bem o seu produto, os próximos passos ficam muito fáceis se tiver o seu produto bem definido!

Mercados

Existem mais de 50 Mercados de ilustração! 

É isso, é muito abrangente, então vamos com calma aqui, pois é um ponto que igual o de cima são muito importantes, andam juntos, aqui é ainda a definição do seu produto final. Lembre-se quanto mais focado e funilado seu produto mais fácil fica de começar, e também conforme o tempo você pode transitar pelos mercados, vão lhe pedir também algo totalmente fora do que você faz também, vale a pena, você pode com o tempo abranger seu portfolio como vamos ver agora.

Então dentre os mercados existem uma infinidade de possibilidades que você pode fazer com suas ilustrações.

Por exemplo, citando por alto, mercados mais abrangentes, publicidade, editorial, literatura, produto, didático, websites, games, etc…

Dentro destes citados acima, podemos também ver subáreas, ou subnichos digamos assim, por exemplo:

Publicidade: somente imagens para redes sociais, somente posters, somente banners, somente ícones ou logos, somente mascotes, somente animações….

Editorial: Somente capas, somente spot art( imagens tipo que ilustram 1 paragrafo ou página), somente charges etc…

Games: Somente personagens, somente fundos e cenários, somente splash art, somente props(objetos para ambiente dos jogos).

Então aqui você vai escolher um carro chefe, para quando chegarmos no passo de criação do portfolio vamos criar as peças para o portfolio.

Segue então uma lista mais abrangente dos mercados que você quer atuar. Escolha 1 e vamos para o próximo passo. Aqui também você pode querer sentir fazer para vários mercados, mas mais 1 vez, se segure e escolha 1, pois vai te alavancar muito no passo Como conseguir seu primeiro cliente de ilustração.

Publicidade

Editorial(revistas e jornais, seja físico ou web)

Literatura(publishing)

Didático

Web

Games

Infográficos

Produtos e embalagens

Murais

Mapas

Quebra-cabeças

Arquitetura

Tecnologia

Estúdios

Moda

Fine art

Licenciamento

Lettering

Quadrinhos

No Brasil principalmente, Estilos Marvel e Mangá são muito populares, se você gosta destes estilos, existem os mercados de estúdio, nestes mercados em geral, eles gostam bastante de generalistas também, buscam muitas vezes a habilidade do ilustrador e a técnica, pois estúdios de ilustração trabalham para todos os mercados geralmente e precisam de uma equipe para criar as demandas de ilustrações, geralmente ilustradores que sabem copiar estilos são muito cotados. E também em estúdios de quadrinhos, literatura com capas, e ilustrações internas, as vezes aparecem em propaganda ou editorial mas são raros. Em games e criação de personagens também são muito valorizados.

Vamos ver os mercados internacionais também como conseguir clientes de fora mesmo sem saber inglês ou outras línguas. Então se for ver mangá se for querer atuar fora talvez tenha mais demanda ainda.

Estes são os principais, dentre eles existem subnichos que funcionam como mercado e se estendem absurdamente sendo mais de 50, por exemplo como vimos acima, em literatura por exemplo, existe o ilustrador que trabalha somente ilustrando capas, outros somente com as ilustrações internas, somente ilustração adulta, ou somente infantil(ainda se estendem por idade da criança),  se você conseguir os 2 tudo bem, vai surgir a proposta, porém você precisa de 1 carro chefe no seu portfolio que vai chamar a atenção. Até porque por exemplo, no mercado de capas, quem contrata capas, o que ele quer ver? Capas é óbvio, então na hora de procurarmos pelos contatos, não vamos mandar nosso portfolio de capas para um cliente que está somente contratando por exemplo ilustração para capas.

Pense no seu cliente, o que ele precisa, lembre-se que a demanda de ilustração é alta, todos os dias, os seus futuros clientes precisam de ilustradores oferecendo seu trabalho para eles, pois eles com a alta demanda, precisam suprir o mercado, os pedidos, então você precisa pensar sempre em ajudar com suas ilustrações. E uma das formas é facilitar a vida dos clientes, deixando tudo muito bem apresentado e ele olhando para seu portfolio tem a certeza de que se você faz capas, você se garante se ele te contratar.

Clientes de ilustração sabem ao olhar um portfolio, se o ilustrador vai se garantir, pois eles tem muito experiência já, e já tem um olho e percepção aguçadas, eles trabalham com demanda, então entendem muito!

A tarefa aqui é escolha 1 mercado. Mais uma vez, parece fácil, mas as vezes podemos ficar em dúvida, ou querendo atuar em vários mercados, ou pensar, acho que se aplica em todos os mercados, isso vai depender muito…

Porém lembrando mais 1 vez, no passo de criação das ilustrações focadas no mercado, escolhendo 1, isso vai te ajudar a produzir mais rápido e já construir seu portfolio, e também, o mais importante, na hora de procurar os contatos vai te ajudar bastante, tanto em tempo quanto em qualidade da sua lista de clientes, com isso, aumentando os seus pedidos.

Lembre-se você vai entrar no mercado, lembre-se da demanda, você vai estar nesta demanda, e na hora de pintar o seu estilo, você vai estar preparado.

Pesquise agora o que é produzido de ilustração nos mercados, um bom lugar para ver é no Behance, lá você pode procurar por área. E se você não tem conta crie 1 que vamos criar nosso portfolio lá na plataforma, de forma gratuita.

Mercado de produto por exemplo, você tem embalagens, estamparia(camisas, tecidos), mercado de brinquedos, etc… Ou somente tal produto, digamos que você quer ilustrar somente embalagens de laticinios etc… também é um subnicho.

Então vá pesquisando, veja também o que você gosta, onde você quer ver suas ilustrações.

Em literatura tem capas, livros adultos, livros infantis, spot arts(imagens que ilustram 1 paragáfo ou uma página). Sendo páginas inteiras, meia páginas, ¼(que seria aquelas ilustrações pequenas que ficam ao lado de um texto).

Editorial com charges, com capas de revistas spot art para jornais, spot art para blogs e site de notícias, sites de revista online. Sites de informações e entretenimento.

Mercado de publicidade, campanhas de publicidade, com várias imagens, geralmente são pedidos em pacotes de ilustrações, ou somente, imagens para redes sociais, somente posters de propaganda, imagens para vídeos, etc…

Web existem os illustration system que são packs de imagens pedidos como ícones, personagens, etc.. para ser usada pelo site todo. 

Veja muito bem então o seu mercado, escolha e vamos lá para o próximo passo! É desafiador, mas vale a pena!

O que o mercado de ilustração pede?

Vamos ver agora o que o mercado pede. Vimos acima como definir nosso produto, “ok, tenho estilo tal, vou usar as mídias tal… e vou atuar em tal mercado.”

O que temos que ter de pronto ao ser um ilustrador é saber que a ilustração será do cliente, podemos colocar em nosso portfolio trabalhos feitos pelas empresas, as vezes o ilustrador vendo que foge um pouco do estilo ele não coloca, ou as vezes ele acha que por algum motivo talvez não dê peso ao portfolio. Mas geralmente no início, trabalhos reais geram peso também ao portfolio.

O segundo é saber entrar no mercado, o cliente que contrata ilustração digamos que é como aquele local onde tem vários pontos comerciais, está todo mundo vendendo, ele está ali pesquisando, estão vendendo, ele está fechando com o cliente, está pedindo orçamentos… Então neste ritmo que você tem que entrar. 

Lembre-se a demanda é diária, as vezes o ilustrador pensa que está incomodando, mas vamos ver no passo conseguir clientes, que eles precisam e acham até melhor que o ilustrador envie seu portfolio, pois ajuda ele na hora de pesquisas. 

Ressaltando mais uma vez, se você definiu bem o mercado, sempre vai ser assim, você não vai mandar um portfolio de produtos de embalagens, para clientes que contratam ilustradores de capa. Apesar de não ter muito problema, mas você vai perder tempo, pois para ele não vai fazer diferença, ele não vai contratar, e você faz ele perder tempo também, a não ser que você tente algo, por exemplo está tentando mudar de mercado, e não sabe por onde, aí você monta um projeto de produtos de embalagens, mesmo com o portfolio de capas por exemplo, de preferência um projeto conceitual(fictício) para a empresa que o cliente de ilustração costuma obter demandas de ilustrações. Envia as imagens do projeto em anexo avisando para ele que apesar de estar em outro mercado está tentando mudar para o dele, e envia seu portfolio com as peças que tem.

Mas no início, se você definiu bem o estilo vai ter bastante trabalho ai, com o mercado que definiu.

O mercado de ilustração pede ilustração comercial. Mas o que é? Uma ilustração comercial, é criada a partir de um conceito ou idéia. Vamos montar digamos um projeto fictício para colocar no portfolio, escolhemos digamos uma ilustração spot art para uma matéria de um blog de revista de entretenimento.

Então você vai precisar estudar aquela matéria, extrair o que precisa e começar a obter idéias para criar a ilustração.

Ilustração x Desenho x Arte

Então podemos ver que uma ilustração é diferente de um desenho, e uma arte.

A ilustração ela vem como uma idéia de algo, algo mais sólido, e informativo na maioria dos casos. Ela precisa passar informação sobre o que está sendo ilustrado, ou seja ela está sempre atrelada a algo, no nosso caso, o produto que vamos ilustrar, seja uma capa, um livro inteiro, um texto, uma embalagem, um mapa, um quebra-cabeças.

Um desenho é algo livre(ok vou desenhar essa cadeira, ou este objeto…), um desenho artístico é uma arte que usa a modalidade desenho, uma arte expressa algo do mundo de forma com significados mais humanos, como emoções, sentimentos, é um pouco mais abrangente, pois a arte vai muito de quem está olhando, geralmente é aberta a interpretações. Ou as vezes é uma visão do artista sobre algo.

Uma ilustração pode ser um desenho, mas nem todo desenho é uma ilustração(Victor Beuren).

Seu Estilo e o turbilhão de idéias

Ou seja, a ilustração pode usar a modalidade desenho para se expressar, mas uma ilustração comercial pode ser uma pintura, uma colagem, etc…

Então o mercado vai precisar de sua idéia sobre o produto deles, seja uma campanha de publicidade, a capa de um livro, a sua criatividade aqui precisa ir muito bem! Estar sempre inspirado, mesmo que não esteja vamos ver aqui como criar, seguindo o processo.

O estilo que você desenha, pinta etc… é que vai ser o corpo do que o mercado precisa, da idéia e conceito por trás da ilustração criada.

Lembre-se tenha o seu estilo bem definido, lembre sempre daquela imagem da agência de ilustração, como fica em uníssono o estilo.

Criando ilustrações com conceitos e idéias – Turbilhão de idéias

Ok vamos neste capítulo então a começar a criar nossas ilustrações. Vimos que as ilustrações contém um caracter mais informativo, passa uma mensagem, auxilia a outros conteúdos a se expressarem e a passar a mensagem de uma forma mais forte.

Então a ilustração tem que ser forte em conceito e idéia. As vezes o conceito e a idéia são tão bem elaborados que basta desenhar bonecos palito que do mesmo jeito ficará bem forte a ilustração.

Porém como a ilustração é uma forma artística também, podemos usar nossas técnicas e aprimorar mais ainda a ilustração, ou seja uma ilustração com conceito forte e com um bom acabamento(que tenha contexto também com a idéia) será muito bem valorizada!

Então vamos começar a fazer nossa base para termos idéias para criar nossas ilustrações para nosso portfolio, que será no próximo capítulo!

Vamos iniciar então com o jogo de palavras. Podemos então com 1 palavra qualquer iniciar.

Vamos ver um exemplo aqui bem simples.

Digamos que você esteja sentado na mesa imaginando o que ilustrar… Fica horas e horas e nada…. Vamos então ser mais práticos e dar o pontapé inicial de forma simples. Está na mesa e tem um copo na sua frente? Comece com a palavra copo.

A partir dela, faça associações e então você começa a ter idéias.

Copo, água, navio, tempestades, pirata, aventura…

Aqui já veio uma idéia bem legal de 1 ilustração:

Um pirata em alto mar desbravando oceano, mas logo vem uma tempestade e acaba com tudo…

Então na minha ilustração posso fazer algo como um pirata com uma pose no navio, dentro de 1 copo e uma jarra apagando sua aventura…

Algo assim:

Lembre-se não precisa usar o copo poderia ser num mar normal, numa banheira, num aquário etc… Se fosse no aquário seria uma mão tentando agarrar ele, algo assim, ou numa banheira, um pezão entrando na banheira amassando ele etc… Veja que aqui estou escrevendo, mas está surgindo tudo agora neste exato momento, então com estes exemplos estamos executando uma idéia mas vendo as possibilidades dela.

O layout e esboço ficaria assim:

Se tratando de ilustração, você deve pensar bastante no Layout, dependendo para qual a finalidade dela, se for para um blog, uma embalagem, um poster. Na maioria das vezes é preciso saber onde textos ou outros elementos do produto final vão ser adicionados juntos da ilustração.

Você pode procurar cursos especializados de ilustração, que tenham o módulo dos mercados, por exemplo ilustrando para publicidade, ou ilustrando para editorial etc… para estudar mais a fundo estes mercados, porém geralmente no briefing do cliente vem tudo especificado como deve ser o layout(na maioria das vezes).

Para isso é bom você estudar sobre composição artística também, em cursos de desenho artístico e pintura artística também tem este módulo. Mas acima tem um exemplo, você vai testando e vendo como fica melhor o layout, nesta fiz para imagem de postagem de blog, sem texto somente o layout da ilustração mesmo.

Estes são Sketches rápidos, só para saber onde ficam os elementos, depois você faz o sketch da ilustração final e depois você finaliza por cima, com a mídia que achar melhor. Nesta fiz em caneta pigmento e lápis de cor. Coisa simples, até porque não tenho muita técnica, não sou um desenhista profissional no caso.

Dando continuidade podemos ir mais a fundo em nosso brainstorming de idéias.

Vimos começando com 1 palavra. Mas podemos selecionar várias palavras para poder ter abranger mas a idéia, ou ter mais facilidade para desenvolvê-la.

A ilustração pode ser com conceito aberto ou fechado, em conceito aberto fica livre para você criar suas idéias, você vai ser pedido para elaborar toda a ilustração. Já em conceito fechado você só precisa executar a idéia já feita. Lembre-se acima fizemos uma idéia do pirata, mas podemos vimos que poderiamos executar ela de várias formas, então é sempre bom mandar de 2 a 3 sketches para seu cliente das idéias executadas.

Uma ilustração então tem um storytelling, ou seja conta uma história ou narrativa. Como vimos no exemplo do pirata. “Um pirata desbravando mares mas algo vai tirar sua alegria e aventura…” 

Use referências também, tanto para fazer o acabamento da ilustração e desenhar os componentes como para também aumentar as idéias, o enredo, etc… quanto mais você se aprofunda na idéia mais rica ela fica, e mais ilustrações você pode criar.

Faça colunas de palavras aleatórias, escolha palavras que vão surgindo, ou então pesquise um texto algo e veja as palavras e crie 3 colunas e escolha 1 de cada coluna:

contascachorro-quentevaca
porcobifescarne
altopreçosfamilia
loucuraanocomprou
merceariasupermercado semanalmente
freezerprimaveracustos

Este é um exemplo tirado de um artigo sobre alta do preço da carne do Washington post. Somente do primeiro treço que são 3 paragrafos. Mas tem bastante palavras, podemos fazer associações, escolha aleatoriamente 1 de cada coluna e faça o mesmo processo do exemplo anterior do copo.

Não que você vá fazer isto caso algum cliente lhe pedir, você pode fazer mas em casos de clientes, você faz este exercício para aquecer e depois vamos ver como interpretar melhor o texto.

Outra forma de você fazer ilustrações com associações para treinar e também para ilustrar no dia a dia, você pode fazer agora uma escolha de palavras mais selecionadas, dividindo entre substantivos, sinônimos, antônimos, adjetivos e verbos, para ver se flui mais palavras. Essa é uma força como faço também, mas não é regra. Mas existem livros de iliustradores que usam o termo ILL-Lustration, que se aprofundam nesta parte de criar listas para usar para compor ilustrações.

Abaixo são palavras aleatórias, só para exemplificar para você criar a sua listagem:

substantivoSinônimo-antônimo – adjetivosVerbos
bolsasuaveagarrar
cartaexageradotocar
ventiladoraltoestudar
mesamisteriosobrincando
livrossilenciosoassistir
situações: sinfonia, compras, revendendo,caos, ancestrais,dscussão, diplomacia, diversãoÁreas: moderno, antiga, profissão, literatura, nordicos, asiático, alimentício, esportes, hobbies, religião, ciência, tecnologia, misticismo, cinema, etc…palavras escolhidas: caos – mesa – alto – agarrar
Idéia: “Na mesa alta o predador observa as presas no caos, e espera o momento certo para agarrá-la”.

Veja acima então que dividimos as colunas em substantivo, S-A-A, e verbos, podemos adicionar também situações e áreas, para ajudar a dar um contexto. As vezes temos uma idéia, porém podemos travar em que situação colocar, ou para adicionar, colocar a idéia num tempo antigo por exemplo, ou dentro de uma área como profissões ou então cultura etc… isso para ajudar, … e então na idéia extraida acima veja abaixo o resultado:

Acima então tem algumas finalizações.

A segunda na linha abaixo, fiz tentando associar com o artigo do Washington post que usamos para extrair as palavras.

A terceira da linha de cima gostei bastante, poderia até ser usada dessa forma, isso em minha opinião, apesar de ser somente um sketch, achei que ficou bem simples e bem comunicativa, e natural também, até melhor que a composição final que você verá abaixo.

Veja que nesta execução deixei um espaço acima para colocar um texto, seria um lettering bem chamativo para a postagem, ou para alguma frase impactante no caso se fosse para um artigo de blog, algo bem simples. Uso em meu portfolio como matéria do artigo “Porque os gatos domésticos adoram caçar?” sendo que eles já são alimentados pelos donos. Você pode atrelar suas ilustrações em contextos, porém aconselho a criar baseado no texto que você quer ilustrar, e não neste caso em que atrelei a um artigo.

Pode até ser um poster também. Aqui no caso também, um estilo mais editorial, em editorial, é muito comum cores mais suaves e também um foco maior na ação, e deixando o fundo e outros elementos menos visuais.

Isso você pode fazer por exemplo com estudo de composição artística por exemplo, em composição, os elementos da frente tem mais cores e são maiores e mais nítidos, e então de acordo que vai se distanciando, vai perdendo o contraste, brilho e nitidez.

Então, as formas acima, criando listas, podemos já começar nossas ilustrações! E exercitar para termos idéias. Faça pelo menos 1 Ilustração por dia com este exercício para você treinar e melhorar sua criatividade, inspiração e técnica também, aprimorando cada vez mais seu estilo.

Em caso de ilustrações comerciais, como já foi mencionado, elas vem com um briefing. Geralmente pedem algo mais livre como “Estamos lançando o produto tal e gostariamos que você criasse algo com cores tais, bastante movimento, alegria, etc… ou “ precisamos que crie algo que expresse nossa marca, para o produto tal” Ou então algo bem específico lhe dando bastante informação, quase que com a ídéia inteira ou então a idéia já vem pronta. Como “preciso de uma ilustração de um personagem com tal cenário, fazendo tal coisa, precisa ter os elementos tais…”.

Em editorial vem um parágrafo para você interpretar, aqui inteprete o parágrafo, leia atentamente, se puder pesquise mais sobre o texto todo, ou então as vezes vem “temos estes textos de economia, cultura, noticia tal,…”.

Faça jogo de palavras como fizemos acima, extraia as palavras e vá fazendo as associações e executando sketches de idéias. Mande 3 no máximo, mas o melhor faça 3 e mande 2, para ele escolher 1 entre as duas. Se pedir mais 1 você manda a terceira. 

O processo com o cliente então seria, enviar sketch somente com as idéias, 3, para mostrar alguns layouts e elementos, depois você pode enviar dentre sketch detalhado, um pouco mais trabalhado, para ele escolher entre, ele escolhendo você envia o sketch final, isso em lápis, caso seja tradicional, para você poder alterar fácil, e após aprovação você pode enviar o sketch de cores e por final a ilustração pronta.

Para livros, mesma situação, será pedido para você criar ilustrações, para as paginas, algumas páginas vão pedir uma ilustração página inteira que fica do lado, ou de 1 página somente 1 parágrafo, aquelas ilustrações pequenas que ficam no canto chamadas spot art ou vinheta, ou uma página dupla, que seria duas páginas juntas. E também a capa de livro, esta tente criar sempre um clima de quero ver mais, ou de algo que resuma bem o livro ou a sinopse do livro. Aqui também pode fazer as associações e listar palavras para ajudar.

Pesquise contextos também, em casos de produtos, estude a empresa, sua filosofia, o produto, o que é, o que tem, como foi feito, em que região, existe algo peculiar naquela região, no exemplo de criação de logos por exemplo, muitas logos as vezes tem algo cultural ali daquela região, ou algo que o local tem como um ponto peculiar. O que tem na região etc… Todo o estudo e referências vai valer bastante a pena. 

Mas as vezes o pedido é rápido, e você precisa de uma idéia rápida, use o briefing e faça algumas associações e siga em frente.

Se você escolheu seu mercado, pesquise o que estão produzindo, crie as ilustrações, pelo menos 5 projetos diferentes e vamos montar então o portfolio! 

Portfolio

Vamos agora montar nosso portfolio, que será sua loja digamos assim, o seu catálogo enviado para o cliente para ele poder ter você em mente quando surgir um projeto no seu estilo.

Muitos profissionais que contratam ilustradores têm uma lista com ilustradores certos para trabalhar, isso facilita a vida deles, é uma parceria, alguns até tem um catálogo com algumas amostras das ilustrações dos ilustradores, e muitos organizam em seu computador em pastas por nome do ilustrador.

Então por isso aqui precisamos montar nosso portfolio de uma forma bem apresentável para apresentar a seus futuros clientes e parceiros!

Vamos iniciar então! Escolha uma plataforma ou então se precisar em pdf, mas o mais aconselhável é ter seu portfolio online, seja site próprio ou alguma rede social.

As mais cotadas hoje para artistas e ilustradores são Behance, Artstation e Dribbble.

Escolha 1 delas e vamos começar!

Vamos ver aqui uma das formas de organizar o portfolio, se você escolheu a plataforma, agora chegou a hora de editar as imagens para colocá-las de forma bem apresentável para seu cliente.

Segue abaixo uma sequência que uso para montar projetos, você pode também visitar meu portfolio e copiar também igual. Pode ser pelo Behance também

Antes de vermos um template de portfolio, o que precisamos ter em mente é oferecer um produto, ou seja, a ilustração em si, essa é o carro-chefe, então algumas imagens vão servir como para criar um clima de quero ver mais adiante, outras vão ser a propria ilustração, outra, mostrar o processo como você fez, ou vídeo de você fazendo, algo rápido, o processo, alguns sketches, somente as linhas, e somente as cores, animações(coisas simples) e também mockups, que são imagens que servem para aplicarmos nossa ilustração em um produto, ou seja uma imagem de aplicação, se você fez uma capa, uma imagem de mockup vai ser a imagem de um livro que você pode inserir a capa nele, como se fosse real.

Para início, e para mostrar que você sabe como se organizar para o processo com o cliente, você pode colocar no seu portfolio alguns processos. Isso mostra que você criou uma ilustração direcionada para um produto final, e mostrando o processo você deixa a par que o cliente não vai ter dor de cabeça ao lhe contratar!

Primeiro você vai interpretar o briefing, e vai receber alguns tamanhos também de como será a ilustração.

Se for editorial, vai receber o layout e diagramações, o texto para interpretar, se for uma capa vai receber a sinopse ou algo específico já pronto para executar, publicidade também, na maioria das vezes você recebe já a idéia pronta, ou então em publicidade, elementos relacionados ao tema da campanha, e expressões mais subjetivas como alegria, entusiasmo, movimento, etc…

Primeiro você envia alguns sketches com idéias, não muito finalizado, 3 ideias mais ou menos, algo um pouco mais simplificado, o principal é mostrar a idéia, seguindo envie e mostre para o cliente, veja qual ele gostou mais, e aqui você vai finalizando a idéia agora com mais detalhes, porém sem muita finalização, por exemplo o cliente pode querer optar por alterar algum elemento, então fica fácil para você, quando ele falar que estiver pronto, envie o sketch final e com alguns exemplos de escolha de cores separado, e espere a resposta, nesta fase se tiver que ajeitar algo vai ser muito pouco, e veja qual cor ele escolheu, e comece a finalizar com as cores. 

Se for digital bom fazer separada as cores, elementos por elementos, se for tradicional, capriche nos exemplos de cores que você enviou previamente, para não ter alterações, mas mesmo assim, se for tradicional, mande primeiro com cores bem suaves que possam ser alteradas, e vá mostrando pra ele, caso tenha alteração de última hora é fácil fazer.O objetivo deste processo é ter o menos de alterações possíveis do cliente, você fazendo nestas etapas iniciais, principalmente o dos sketches, sketch final e sketch de cores reduz bastante alterações ao longo do projeto.

Mostre em seu portfolio para que você está criando a ilustração, isso no início tem um peso muito bom, tanto para estudo quanto para mostrar profissionalismo :

Exemplo de como vem uma explicação de layout e tamanho, confira aqui o projeto

O texto vem no email ou em um arquivo, no caso de editorial, então você começa o processo.

Mostre como você vai entregar os sketches, e esboço final:

esboços iniciais

esboço final

Esboço final layouts de composição e sketch de cores

Esboços iniciais com idéias para o cliente escolher, ficou muito desenhado, você pode mandar mais simplificado, dependendo do seu estilo também, e complexidade do projeto. Então você trabalha mais as 2 idéias e envia o sketch detalhado, e qual ele escolher você envia o sketch final com sketch de cores.

Então acima temos alguns exemplos, mande as idéias iniciais, o sketch final para alteraçoes e sketch de cores, para iniciantes, coloque no projeto para mostrar como você trabalha, assim, você dá um salto a mais e 1 ponto maior para conseguir mais projetos!

Abaixo tem um exemplo de estrutura de portfolio, uma das formas que funciona muito bem para você apresentar o seu projeto de forma organizada e apelativa.

Na imagem 1 você coloca uma prévia da sua ilustração, e abaixo um breve texto sobre o que é o projeto, se é concept ou empresa real, e coloca algumas informações a mais caso queira, por exemplo, numero de ilustrações, tipo de ilustração, formato, a idéia que foi pedida para executar, um texto meio poético sobre, a técnica usada, os meios que foram impressos, mas escolha alguns e mantenha pequeno o texto.

Na imagem 2 a ilustração final, inteira, ela tem que ser a parte principal, o projeto tem que ser ilustração e mais ilustração! Sempre mostrando o melhor dela.

Na imagem 3 e 4 você pode mostrar o processo da ilustração, os esboços, cores usadas, sketch final, e também colocar você fazendo, algum vídeo gravando a tela do computador ou então você fazendo no tradicional, mostrar tipo making of também é muito legal! Um moodboard também, que seria uma folha mostrando alguns esboços do estilo que vai ser usado e também da técnica(pintura, lápis…)

Na imagem 5 você adiciona o produto aplicado, pode ser real o produto final, seja para uma embalagem, capa, na web, ou seja, se o cliente puder fornecer algumas fotos, ou então é muito usado mockups, você pode procurar mockups psd grátis ou free, ou pagar por algum serviço que forneça, por exemplo, Adobe stock, freepik, canva, Envato, entre outros!


A partir do mockup 5 você pode adicionar mais mockups, alternar entre mockups e alguns gifs, ilustrações adicionais

Simples sim! Basta organizar! 

Agora na página inicial tenha em mente a organização, bem no início em estilo, vimos que se você trabalha com vários estilos, organize bem eles, às vezes o cliente não tem muito tempo e vê bem rápido, coloque as melhores por primeiro, as vezes ele nem vê o restante somente as que estão em cima. 

Agora que concluimos aqui, vamos então ver como conseguir nosso primeiro cliente de ilustração! Tenha pelo menos 5 projetos para iniciar a divulgação.

Como conseguir seu primeiro cliente de ilustração

Agora que você criou seus 5 projetos pelo menos, mas a medida que você vai agora divulgando para os clientes os 5 projetos, você vai criar pelo menos 1 por mês, o ideal seria 1 por semana se tiver tempo.

Então o caminho é esse, vai sempre criando peças novas, caso não surja ainda o cliente, as vezes pode demorar, as vezes é rápido como 1 mês de divulgação, tudo vai depender do seu esforço.

No início antes de pedir por uma oportunidade, peça um feedback para alguns clientes que você enviar seu trabalho, isso pode te ajudar bastante, se apresente e diga que você está começando no mercado tal e peça um feedback perguntando se tudo está nos conformes, ou se precisa melhorar, etc…

Vamos lá para os cargos que contratam então sua ilustração!

Tenha em mente que se você quer ilustrar para uma grande empresa, saiba que existe uma hierarquia neste caminho, por exemplo você não vai mandar para alguém da Empresa Nike o seu portfolio, empresas grandes geralmente contratam agências para fazer este trabalho, e agências vão contratar estudios também para o trabalho.

Porém empresas de porte médio e pequenas você pode mandar sim, em literatura por exemplo, existem editoras pequenas que você fala com o próprio dono.

Estudios de design pequenos também, Empresas de médio porte geralmente você vai procurar por cargos, aqui agências também de publicidade e também estúdios.

Cargos: Diretores de arte, Designers, Editores(internacional seria somente diretor de arte ou publisher), producers, art buyers, em games recruiter, e em sites de agências ou estúdios você pode entrar no site e ir no email geral e perguntar para quem você deve enviar, ou as vezes eles encaminham.

Como procurar?

Primeiro faça uma lista das empresas do seu mercado, por exemplo editoras, liste as editoras do Brasil por exemplo,vá no google e procure lista de editoras do brasil, tendo esta listagem você pode ir atrás dos cargos. Procure no Linkedin o cargo e nome da empresa, e lá vai ser listado quem trabalha na empresa. 

O mesmo serve para outro país, agora que você ja conseguiu fazer uma lista de contato de todos os clientes que trabalham nestas empresas que são muitos, vá para outro país, o mesmo processo aqui, procure pelas empresas do seu mercado, e faça a listagem, depois disso procure pelo cargo, você pode procurar no google também, “diretor de arte empresa tal…” “designer nome portfolio”… 

No Linkedin, adicione a pessoa, fale com ela e se apresente, e envie uma mensagem se apresentando, e vá no perfil e obtenha o email, vá salvando os emails em uma lista para poder fazer os envio depois 1 por 1 dos potenciais clientes.

O Behance também você pode procurar por contatos, e no Dribbble é um site somente de designers, então tem bastante gente para prospectar lá!

Pesquise também estudios de design, agência de publicidades, dentro de agências, você procura por artbuyers, producers e diretores de arte, algumas agências, geralmente as maiores, trabalham com agências e estúdios de ilustração ou design, e tem que enviar com eles ao invés da agência. Mas é sempre bom enviar para todos.

Existem sites como o Clube de criação que mostra todo mês novas campanhas, tem nos projetos o nome dos profissionais que trabalharam na campanha, vá no google ou behance e procure pelo portfolio deles ou pelo Linkedin.

Agencia de ilustração são estúdios que tem equipes de ilustradores, eles contratam também, procure pelos cargos destas agências, e envie também.

Agencia de ilustradores são sites que agenciam ilustradores, aqui você é agenciado

e todo o trabalho que vem pelo agente desta agência que escolheu representar você passa uma porcentagem para ele, ele cuida de toda a parte de divulgação e burocrática, porém para iniciantes e até para alguns veteranos pode vir poucos trabalhos pelos agentes, mas mesmo que você tenha um agente, se você conseguir um orçamento por você, envie para seu agente para ele lhe ajudar na parte burocrática, isso ajuda na parceria para toda a vida ai, e também a dar mais credibilidade para seu agente, podendo ele divulgar mais seu portfolio.

As vezes você digita o cargo no Linkedin e aparecem outros, se estiver dentro do seu mercado vá adicionando também, lembre-se de falar com ele sobre seu portfolio no Linkedin e também via email. Na imagem abaixo digitei diretor de arte Editora Moderna. Se aparecer designers, editores de arte também adicione e se apresente.

Veja que ainda não encontramos o diretor de arte da Editora Moderna, mas temos aqui abaixo uma profissional diretora de arte que trabalha em 1 estúdio que fornece para a editora Moderna e outras, neste caso é o Estudio Anexo, aqui encontramos mais uma empresa, mesmo processo, procure os cargos deste Estúdio :

Tente procurar em inglès também os termos, caso ajude.

Veja a opção Química 2018, neste projeto no Behance tem um projeto feito por um profissional que editou as capas de quimca do livro da Editora Moderna, dentro do projeto no Behance tem os créditos, lá tem designers, editores de arte e outros.

O mesmo para publicidade no site Clube de Criação:

Tem mais um video também de como encontrar algumas empresas que contratam ilustradores, bom tentar empresas grandes e pequenas também, no vídeo abaixo, vamos usar o google, como configurar, e pesquisar usando o google maps e as pesquisas:

Outros sites para pesquisar: 

https://adage.com/

https://www.newpages.com/

https://www.clmp.org/readers/directory-of-publishers/?_paged=2

https://www.spd.org/events/illustration-portfolio-review-2022

https://www.oneclub.org/chapters/-denver/-event/portfolio-review-2019

https://www.writersandartists.co.uk/advice/publishing-interviews-art-director

https://adg.org/

https://www.publishersglobal.com/directory/france

https://www.w3newspapers.com/magazines/education/

https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Magazine_publishing_companies_of_the_United_States

https://www.crunchbase.com/hub/europe-publishing-companies

https://www.adceurope.org/

https://www.adweek.com/

https://www.canneslions.com/

https://ineedabookcover.com/designers/

https://dribbble.com/hiring

Essa é a busca, caso você ache o nome procure no google “nome profissional tal portfolio”, se eles tiverem site, na maioria das vezes tem o email, redes sociais, etc… O importante é você entrar em contato, sempre peça o email, que é no email que você vai conseguir falar melhor com ele, apresentar seu trabalho, mandar o link e as imagens em anexo.

Monte sua listagem de emails, e depois 1 por 1, vá enviando sua proposta, se apresentando! Lembre-se quanto mais você divulgar, melhor vai ser seu resultado isso é certo! Se 1 cliente fechar com você de 1000 que você enviou está de bom tamanho! Pois você seu nome vai se espalhar, você vai ser um parceiro deste primeiro cliente, e vai conseguir peças reais para seu portfolio.

Mensagem por email

A mensagem por email é a melhor forma para você entrar em contato, é similar a a enviar seu curriculo para empresas. Porém tem algo mais. Na carreira de ilustração existem muitas parcerias, se algum cliente gostar do seu trabalho, ele irá guardar o contato em sua lista de ilustradores, e quando aparecer um projeto com o seu estilo você estará pronto para trabalhar com ele. E se se sair bem conseguirá sempre um fluxo de trabalho com este cliente.

Então capriche na mensagem. A mensagem você precisa ser bem profissional e polido. Não precisa bajular, nem implorar por trabalho, lembre-se que faz parte do dia a dia dos clientes analisarem portfolios, e ajuda, pois o trabalho deles é procurar todos os dias novos ilustradores com estilos diferentes ou em tendência.

No corpo de mensagem faça uma saudação inicial, uma introdução de quem você e o que você faz, e o motivo do contato que é se colocar à disposição o seu serviço de ilustrador. E agora você vai falar sobre ele, que gostou do projeto tal do portfolio dele, ou acompanha o trabalho da empresa, faça uma conexão com ele, elogiando também o trabalho dele, e também faça uma pesquisa rápida do que ele faz.

Fale sobre você agora, o que você está produzindo, as suas técnicas e estilos, e o que você pode adicionar para o trabalho dele.

Logo após você apresenta seu link do seu portfolio, e escolha 10 peças no máximo, e anexe no email, coloque um tamanho de largura 600 a 1000 pixels para não ficar muito pesado. Sempre link e imagens em anexo. PDF não são muito aconselháveis, pois dependendo de como você monta pode jogar contra. Mas caso você consiga montar algo bem apresentável pode usar o pdf. Porém é mais prático o link do seu site e as imagens já sendo mostradas no email.

E então fale agora o que você quer, ou seja um feedback, “Gostaria muito de um feedback de meu portfolio…” ou então Gostaria muito de trabalhar com você em um projeto de (seja capa de livro… ou campanhas).

E então se ofereça também para projetos pessoais, geralmente para diretores de arte, designers, editores de arte. 

Agora se despeça cordialmente e é isso!

O intuito do email e o forte dele é você fazer uma conexão com o cliente pesquisando sobre ele e falando sobre ele, elogiando o trabalho dele, realmente ver se você gostaria ou não de trabalhar com ele.

Pedir feedback principalmente no início, é muito bom, escolha alguns no ínicio e envie somente para pedir portfolio. Escolha uma galera que você realmente admira e peça gentilmente por feedback, dizendo que você gostaria de trabalhar na área tal, e queria umas dicas para o portfolio, quem procurar, quais mercados  acha que seriam melhor, peças, estilos… Escolha um e faça o pedido.

Outro ponto é você também se colocar à disposição para projetos pessoais, geralmente diretores de arte e outros profissionais na área tem projetos em paralelo na maioria das vezes na mesma área, isso é um adicional, e as vezes você pode não se encaixar no perfil da empresa que ele trabalha mas sim para o seu projeto pessoal.

Mantendo o network

O que acontece neste mercado de ilustração, é que a demanda é muita, mas nem sempre tem demanda para o seu estilo de ilustração. Então muitas vezes demoram para lhe chamar, ou então o email pode não ter sido aberto ainda.

Toda vez que você enviar um email 1 a 1 como mostrado acima, guarde ele numa lista. Pois você vai precisa enviar uma newsletter todo o mês para você ser lembrado. Você precisa atualizar todo o mês o seu portfolio e avisar na newsletter que tem novos conteúdos e você pode adicionar outras novidades também, anunciar um projeto que você trabalhou. Por exemplo o assunto, “Novas ilustrações no mês tal…” ou “Novo projeto para empresa tal… confira os bastidores…”.

Ou seja com a newsletter você vai poder atualizar os clientes, e também fazer eles lembrarem de vocês, para isso tenha a sua lista, e suba em um site que faz envio de newsletter, tem o Mailchimp, que é o mais usado e famoso entre os serviços, Getresponse, ou seja procure no google disparo de newsletter, ou envio de email marketing, brasileiros tem o rdstation, e o Builderall que é bem completo.

Procure por tutoriais na internet sobre como usar os programas, são bem fáceis, caso você não tenha facilidade.

Então este será o seu trabalho. Criar sempre todo o mês um novo projeto caso não tenha ainda clientes, mas se tiver também crie projetos seus, conceituais sempre para ter o que postar nas redes, na newsletter. 

Procurar os clientes, nas redes e como vimos acima, construindo a sua lista, e então enviar 1 a 1, sempre pesquisando rapidamente sobre o cliente que você vai falar no 1 a 1. 

E então ir adicionando estes email do 1 a 1 na sua listagem do programa de disparo de emails para todo o mês enviar uma atualização.

Sempre crie novas peças, e sempre procure clientes. Escolha no Mês no país ou região e comece a fazer a listagem. Procure as empresas, liste-as e então comece a procurar os clientes. Você precisa de clientes todos os meses, então você precisa divulgar sempre seu trabalho, não somente postando mas também pelo email, de uma forma mais ativa.

Existem também os marketplaces, aqueles sites que oferecem trabalhos, procure também nestes sites empresas que estão procurando ilustração. E também use eles para encontrar empresas também, é uma boa. SItes como Uptowork, Workingnotworking, Workana, Glasdoor e outros.

Evite concursos, aqueles em que você precisa enviar todo o trabalho e esperar que o cliente escolha 1, se for fazer, faça coisa rápida, algo por diversão mesmo. Tipo 2 horas em 1 ilustração todo o mês. Algo que você faça bem rápido e sem esperar retorno, utiliza mais para estudar briefings e pedidos no mercado que você está atuando, ou então se achar que vale a pena um que ficaria legal em seu portfolio então faça valendo.

Sites como o CreativeNewtork, TalentHouse, Behance, Twine, Freelancer, e outros, oferecem também concursos, e também tem bastante clientes lá para pesquisar, e também plataformas para expor seus trabalhos.

Existem sites também como o Fivver, que você pode oferecer seu serviço de ilustração. Redbubbble, Etsy, Pixels,  para montar uma loja virtual caso goste de criar ilustração para produtos.

Para achar mais sites similares, vá no google e procure “sites similares a site tal…”.

Valores do mercado

Agora vamos ver um pouco sobre valores. Existem vários mercados, e vários tipos de ilustrações para estes mercados. Geralmente você cobra pela complexidade. Veja através do seu fluxo de criação, o que você acha mais dificil e mais simples de fazer, depois, junte com o briefing e veja se nele se pede muito, estabeleça seu preço aqui da ilustração em si, porém o uso da imagem precisa ser cobrado também. Vamos ver aqui como fazer. Você pode pesquisar também preços em sites como o Litebox.

Então você tem um preço da ilustração em si baseado na sua técnica e também na complexidade do briefing, agora você precisa saber onde que vai ser mostrada a sua ilustração. Se vai ser online global ou somente em 1 região o país. Quanto tempo de uso eles gostariam, basicamente seriam estas duas variantes. Então você pode cobrar baseado em porcentagem, por exemplo, Brasil geral + 30% do valor para Brasil geral para 3 meses de uso. para 6 meses + 30% e 1 ano 30% do valor. Para global você pode duplicar ou fazer o valor que acha que vale também. 

Então aqui você já tem um ponto de partida, que é Brasil geral 3 meses, depois você pode ter algum país internacional por 3 meses… Vamos ver mais adiante um exemplo.

Pergunte sempre antes de enviar seus valores, as vezes clientes perguntam quanto custa tal ilustração, ou quanto você cobra por ilustração, ou qual sua hora ou diária(rate).

Sempre pergunte mais sobre o projeto. Nunca dê sua hora, dependendo, as vezes vão te pagar por hora ou por projeto. Então sempre pergunte antes mais sobre o projeto para você fazer os cálculos melhor.

Pergunte se eles tem um valor para gastar(budget) para a ilustração, geralmente as empresas dão um valor certo já dentro do orçamento do projeto para a pessoa contratar o ilustrador, lembre-se que as vezes você vai trabalhar em um projeto grande, a ilustração é uma pequena engrenagem de um projeto todo, que envolve por exemplo áudio, design, texto, marketing, etc…

A diária varia de $30 a $500 de junior a senior. Calcule sempre sua diária, e se for para o mercado internacional nunca converta a moeda, apenas mude a moeda, por exemplo se você cobra R$1200 reais em 1 capa, cobre $1200 dolares, pois são assim os valores internacionalmente, geralmente são mais valorizados trabalhos artísticos como ilustração. 

Alguns valores:(é um pouco volátil, depende muito da empresa e porte, mas tem alguns valores aqui para se basear(mais ou menos para se basear).

Editorial e didático tem alguns valores bem parecidos:

Por ilustração

Capas:

1200 a 2000

Spot art 

¼: 300

Uma página simples: 600

Meia página: 600

Página dupla: 1200

Literatura Infantil: por projeto

Editoras pequenas e Autores indep.:

2 a 3 mil

Livro infantil(varia de porte de empresas):

5 a 20mil

Estudio e produtoras:

Junior:

2 a 3mil

Intermediário: 3 a 5mil

Senior: 5 a 15mil

Games:

Diárias 80 dolares para junior – intermediário 150 – senior 250

Publicidade:

Varia bastante por tipos e peças criadas:

Redes sociais de empresas pequenas:

400 a 800 por ilustração

médias: 800 a 2000

Grande 2000 a 5000

Campanhas:

Pequenas: 2 a 3mil

Media: 3 a 5mil

Grandes: 5 a 20 mil

App e web:

1 a 5 mil por ilustração

Illustration system para websites: várias ilustrações como peças para montar imagens maiores para todo o website: 10 a 20mil.

Um exemplo rápido aqui, digamos que você fechou um pack de redes sociais com 3 illustrações, e cobrou 800 cada uma ficando 2400 as ilustrações(baseadas na sua complexidade da sua técnica e do briefing).

Agora você precisa dar o valor para o uso da imagem. Digamos que vai ser usada no Brasil todo via internet, por 1 mês você pode arredondar ai digamos para 3000(caso queira aplicar 10% no valor de 2400 também pode), 

então você aplica 30% por exemplo no valor de 3000 para 3 meses, ficando 3900(pode arredondar para 4000), 

e para 6 meses de uso mais 30% do valor de 3900 ficando 5070, para 1 ano você pode dobrar o valor de 3 meses, ficando 7800,

para 2 anos você pode aplicar uma adição do valor inicial ficando 10200, então você pode negociar aqui também, fechando por 9500 ou 10000, veja que você vai baixando o valor, aqui para poder fechar o valor maior com o cliente, e também fidelizar. Uma boa estratégia.

Existe o buyout que é comprar toda a licença ai você pode aumentar bem, pois você dará todos os direitos para o cliente. Digamos que em nosso pacote seja de 2400. Você pode cobrar 500% por exemplo para buyout, ou seja ficaria 15000. Aqui você vende a ilustração e todos os direitos, ele pode fazer produtos, divulgar, alterar etc… Então cobre bem aqui, veja que dá para se basear no valor que fizemos acima, para 2 anos ficou 10000, então acho que poderia até aumentar um pouco mais aqui, jogando para 17mil, para negociar ou algo do tipo. 

Lembre-se quanto mais tempo fechar melhor, pois maior valor que vai entrar.

Para uso em América Latina pode aplicar 60% no valores do exemplo acima, por exemplo, aplicar mais 60% no valor total de 3 meses Brasil geral e assim por diante.

Para uso global 300% por exemplo, pois é muita gente.

Vá montando sua tabela no decorrer que entram orçamentos, ai você tem uma base, sempre anote os orçamentos, e faça uma tabela, tenha os seus valores com o tempo. Mas sempre pesquise para ver como está o mercado e os valores atuais.

Uma das formas é você entrar em contato com estudios de ilustração ou ilustradores veteranos, para ter uma base, use um email como se fosse cliente, assim terá uma resposta mais certa,, ou fale a real mesmo, que está pesquisando, ou perguntar para um cliente que você está enviando seu portfolio também.

Conclusão

Então é isso galera! Finalizamos o estudo de como atuar no mercado de ilustração! Um guia bem prático de como podemos iniciar e já ir adiantando bastante em nossa carreira de ilustrador(a). Tem muito estudo ainda para cobrir, como produzir melhor  para os mercados, definir seu estilo, idéias, projetos, como manter a produtividade, expandir seus negócios por outras formas de prospeção, mentalidade,, abrir empresa ou MEI, relação com o cliente, do briefing à entrega final,  lojas, freelancers…

O estudo é bem profundo, afinal de contas Ilustrador é uma profissão muito séria e que requer um estudo constante, tanto para você manter seu estilo em dia quanto para se atualizar nos mercados de atuação! Mas com as etapas acima você pode começar já e ter um bom retorno ai! 

O importante é você sempre criar e fazer a divulgação procurando os clientes! Sempre enviando os emails 1 a 1 e vendo profissionais que usam o seu estilo. 

E também o importante é sempre atualizar os clientes com novos projetos através da newsletter. Este aqui é um ponto crucial e muito importante!

Espero que tenha gostado! Como falei sou estudante do Ilustra SA, e convido também você a estudar e aprofundar mais neste curso, é bem abrangente e cobre muito mais sobre o mercado e os conteúdos! Esta só é a ponta do iceberg, tem muito mais áreas para estudar e se profissionalizar! Estratégias para adentrar nos mercados internacionais, agentes de ilustradores,  Então vamos lá! Ilustra SA

Muito obrigado e um sucesso na sua carreira de Ilustrador Freelance!

Conclusão

Então é isso galera! Finalizamos o estudo de como atuar no mercado de ilustração! Um guia bem prático de como podemos iniciar e já ir adiantando bastante em nossa carreira de ilustrador(a). Tem muito estudo ainda para cobrir, como produzir melhor  para os mercados, definir seu estilo, idéias, projetos, como manter a produtividade, expandir seus negócios por outras formas de prospeção, mentalidade,, abrir empresa ou MEI, relação com o cliente, do briefing à entrega final,  lojas, freelancers…

O estudo é bem profundo, afinal de contas Ilustrador é uma profissão muito séria e que requer um estudo constante, tanto para você manter seu estilo em dia quanto para se atualizar nos mercados de atuação! Mas com as etapas acima você pode começar já e ter um bom retorno ai! 

O importante é você sempre criar e fazer a divulgação procurando os clientes! Sempre enviando os emails 1 a 1 e vendo profissionais que usam o seu estilo. 

E também o importante é sempre atualizar os clientes com novos projetos através da newsletter. Este aqui é um ponto crucial e muito importante!

Espero que tenha gostado! Como falei sou estudante do Ilustra SA, e convido também você a estudar e aprofundar mais neste curso, é bem abrangente e cobre muito mais sobre o mercado e os conteúdos! Esta só é a ponta do iceberg, tem muito mais áreas para estudar e se profissionalizar! Estratégias para adentrar nos mercados internacionais, agentes de ilustradores, e muito mais!