Parte 4: Exercitando o Preenchimento: Luz, sombreado, textura e detalhes

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Para começar vamos entender luz e sombreado, que é bem simples, se formos analisar a imagem do lado, vemos que a luz reflete no objeto e projeta a sombra.

pode usar como exercício para pode fazer a pintura da tonalidade, lembre-se de quanto mais distante a parte estiver mais sombreado fica.

Veja que há no círculo 5 tonalidades, temos a parte mais branca, no topo, e vai escurecendo a medida que a luz se propaga no objeto, no fundo do objeto tem uma pequena claridade, que seria o reflexo do piso no objeto.

Você tem a luz, os meio tons, as sombras, a luz refletida e a sombra projetada. Mesmo em pequenos detalhes usando estas tonalidades dá um efeito muito bom.

adicionar textura e sombreado no desenho

De acordo com Ken Goldman em seu livro Understanding Values, a luz natural seria a luz do sol, e luz artificial seria fogo e lâmpadas.

A luz ela reflete nos objetos fazendo então refletir o brilho e intensidade deste raio produzindo claridade no ambiente. Na atmosfera, no vazio esta luz não irradia ficando então tudo mais escuro. A medida que vai se aproximando da terra onde há objetos para refletir a luz vai aparecendo, como no exemplo da imagem a seguir.

No ar há particulas que refletem esta luz, no caso de paisagens, a distância quando vemos, podemos observar melhor esta atmosfera se misturando com a luz, por isso em perspectiva aérea, os objetos mais distantes vão ficando desfocados e com uma coloração mais da atmosfera do que do próprio objeto em si.

A sombra projetada dos objetos com luz natural, são mais sólidas, enquanto as sombras de luzes artificiais tem uma característica de desvanecer no caso de fogo e de lâmpadas ficam meio distorcidas desvanecendo a medida da distância.

No exemplo a seguir podemos ver alguns exemplos, para criar a sombra, você precisa partir de linhas paralelas do ponto mais forte de luz e projetar ao objeto. Criar um ponto de vista partindo do ponto mais forte de luz para o piso criando assim o lado da sombra projetada.

Objetos altos vão projetar mais sombras, se a luz estiver mais alta ficará mais curta esta sombra, se a luz estiver mais baixa a sombra se estende.

Repare no exemplo do personagem distante, a sombra projetada, se você fazer as linhas paralelas elas vão bem distantes.

Faça os exercícios ao lado, construindo as posições dos objetos e projetando as sombras, tente fazer algumas posições diferentes para treinar estas projeções.

estudo de luz e sombra no desenho

Faça este exercício simples, mudando a posição das tonalidades de acordo com o ponto de luz, veja que varia bastante de acordo com o ponto de luz.

Isso gera mais interação do objeto com o espaço, integrando mais o desenho como um todo.

Repita faça objetos quadrados também, e vá direcionando o ponto de luz de várias formas.

No objeto terá sempre o ponto de luz que reflete a mesma intensidade do ponto de luz de origem, isso ajuda a guiar na hora de aplicar as tonalidades nos objetos. Devemos ficar atentos também para as tonalidades do objeto em si. Se você aplicar bastante claridade, ficará entendido que já bastante luz sendo refletida. 

exercício para adcioanr sombreado no desenho

Se formos analisar as cores por exemplo elas tem uma luminancia, se colocarmos ela em preto e branco vamos conseguir ver o grau de luminância da cor e caso você esteja desenhando de referência pode entender o grau de tonalidade que for pintar de cada cor. Referência do site www.color.adobe.com.

Vamos ver mais adiante sobre contraste, fique atento para os contrastes por exemplo, um cinza claro parece mais claro se ao redor estiver rodeado de uma cor mais escura, e se estiver rodeado de branco dá a impressão de ser mais escuro.

estudo de luz e sombra no desenho - escalas de cinza

Com técnicas de textura você pode também sombrear o desenho, usando traços corridos, movimentos circulares, pontilhados(pointilhismo), e outras. A forma mais usada é com o esfuminho. Usando o dedo também para mesclar o grafite no papel.

 Faça este exercício para praticar as texturas. O primeiro é usando o lapis inclinado para dar a textura e usando a borracha para apagar as bordas. O segundo é pintando na posição normal do lápis, o terceiro é criando riscos na horizontal e vertical, o terceiro é dando golpes com o lápis para criar os pontinhos. O terceiro você pinta normal e usa o dedo ou o esfuminho para mesclar, depois utiliza a borracha para clarear. 

O segredo da textura é sempre começar leve, com uma tonalidade clara, fazendo o formato da luz e sombreado, de preferência com um lápis mais duro, que é o grafite mais claro, que seria o f ou hb, neste estou usando o hb, depois você escurece mais com o lápis 2B. Sempre comece suave, note que o contraste entre o claro e o escuro é que faz a diferença na textura.

adicionando textura no desenho com lapis grafite

Faça em outros formatos também dando forma tridimensional para outros objetos, isso ajuda a entender as formas também e dar uma preenchimento para o desenho. O tecido por exemplo em algumas posições vão ter forma cilindrica, estabeleça a posição da luz e comece a dar mais forma para o objeto. Utilize o dedo para mesclar ou o esfuminho e depois use a borracha para adicionar as luzes nas partes dos detalhes onde a luz está refletindo, vai sempre ter um ponto onde a luz reflete mais, esta é da cor da fonte de luz, depois você vai fazendo a graduação seguindo a tonalidade.

estudo de luz e sombras no desenho - exercícios para fazer

Pegue um papel e crie formas mesclando as tonalidades, depois a seguir pegue a borracha e crie pontos em branco e depois faça transições diversas  e vá criando formas de acordo com as tonalidades. 

O mesmo para este exercício, estabeleça formas em riscos e depois adicione as tonalidades e vá criando pequenos objetos e detalhes.

Vá pintando com o lápis HB e depois use o lápis 6b para tonalidades mais fortes. Use a borracha no final para adicionar as partes mais claras das protuberâncias. Veja que somente com as tonalidades já criamos alguns detalhes no círculo e no retângulo.

Risque algumas partes com o lápis 6B e mescle com o dedo ou o esfuminho, veja que já vai saindo umas formas. Faça este processo em todos os círculos que você vê e em todos os quadrados também, depois use o lápis hb para adicionar detalhes mais fortes.

Depois vá adicionando profundidade às esferas e quadrados, estabeleça a posição da luz e comece a adicionar, veja cada esfera e quadrado como um objeto, e vá adicionando e pintando com o lápis, o lápis deitado é uma boa posição para isso , depois no final, para dar mais profundidade, com o lápis apontado, acrescente algumas linhas nas arestas onde as divisões e linhas têm partes, seja na parte escura ou nas partes claras. Quanto mais tempo você gasta adicionando tons e detalhes, mais nítido fica.

As nossas formas no início do ebook podemos também exercitar as tonalidades, vá pintando com o lápis as tonalidades, estabeleça a direção da luz e comece a aplicar as tonalidades.

Junte agora as formas para exercitar, isso ajuda para você ter mais noção de formas, espaço e onde colocar os objetos. Mescle as tonalidades para juntar as formas como se fosse um objeto somente, se formos analisar por exemplo um rosto, são várias formas em uma só.

Você pode adicionar textura para ver como fica a forma, é somente um exemplo para sabermos que todo objeto tem formas condensadas.

Treine várias texturas no papel para testar, o lance todo é fazer o jogo de luz e sombreado em detalhes do objeto, alterne traços fortes e fracos, partes claras, tente não pintar em toda a parte porque você vai precisar de partes brancas.  

Veja o contraste, na imagem ao lado, a do escuro ao claro parece ter um buraco no meio entre o cinza e o branco, já a imagem tipo um pão a transição do escuro para o branco no meio dá a impressão de relevo em cima, essa é a parte importante para entender detalhes, mesmo detalhes menores te esse contraste, no desenho realista eles fazem esses detalhes bem até para traços bem pequenos ou circulos bem pequenos nos detalhes de um objeto, quanto mais você trabalhar nos detalhes, mais realista ele vai ficar.

Alterne onde você quer o relevo ou a profundidade no objeto, veja os traços fracos e fortes no exemplo ao lado, após isso você pode detalhar bem com esta técnica. 

É bom ficar testando e tentando criar alguma textura boa, nas imagens a seguir vamos ver como faço, são esboços mesmos.

Se você pintar com o grafite inclinado você vai ter algo assim, aproveite as partes claras e escuras e crie os detalhes aproveitando essa textura, isso ajuda a praticar o preenchimento. veja que pintei reto, mas se o objeto tem curvas, pinte com o grafite inclinado em formas circulares e assim por diante.

Vá criando pontos traços pequenos, pintando para dar forma a algumas partes, alterne a força do traço, e vá girando a ponta do lápis para ir pegando partes afiadas do grafite para criar contrastes fortes. Veja que fui aproveitando as partes criadas no início somente passando o lápis inclinado e aproveitando a textura criada. 

Treine bastante isso, veja abaixo algumas texturas, use para determinadas camadas, para tecido, peles, cabelo, pêlo, madeira, metal etc… Você entendendo como aplicar a tonalidade inicial e os detalhes pode desenhar qualquer textura. Veja alguns exemplos na próxima página e exercite criando as texturas nas imagens.

No exemplo anterior adicionamos uma textura inicial, se quisermos, podemos ir adicionando mais textura ao objeto até deixar do jeito que queremos. Já temos no objeto ao lado uma base do que queremos, a posição da luz(tonalidades), e também como será a textura, no caso linhas.

Vá adicionando linhas bem levemente, sem perder a tonalidade. Adicione camada por camada.  

Veja que passamo a primeira camada de textura, agora podemos passar mais uma. Sempre balanceando até onde queremos chegar. Depois, adicione mais linhas levemente sempre controlando a tonalidade, afie o lápis também, para obter linhas bem finas e definidas. 

Veja como vai ficando com uma textura bem interessante, agora reforce mais as linhas definidas, você já criou bastante linhas, se quiser pode adicionar mais, mas caso esteja bom agora passe mais uma camada para definir um pouco mais os detalhes.

Sempre com um lápis bem afiado criando linhas bem finas e definidas.

Definindo mais e mais a textura, quanto mais você adicionar mais forte fica. Atente-se para as bordas, lembre-se que algumas bordas são claras e outras escuras, nas linhas também, veja que algumas partes estão como se estivessem apagadas, isso ajuda também a definir detalhes e objetos em si.

Trate cada detalhe e linha como se fosse um objeto também, aplicando as tonalidades e detalhes. 

Outra forma de texturizar é sobrepor o papel numa superfície que contenha protuberâncias, depois você passa o lápis, e veja como se estivesse imprimindo a textura da superfície, use o esfuminho, borracha e vá descobrindo texturas. Um bom exercício para entender os detalhes, isso ajuda a você visualizar mais os contrastes da textura. Procure algumas superfícies em sua casa, como paredes, pedras, ou algo que tenha protuberâncias

Crie formas para exercitar e passe a textura que quiser usando este método depois basta ir detalhando e finalizando o desenho.

O carvão é muito bom para criar texturas, acaba sendo mais rápido, porém melhor para desenhos maiores, teste também com pedaços de carvão, 

sai com uma boa textura somente com um movimento você consegue esses detalhes de textura devido a ser um pedaço de carvão, use uma parte grande para um risco maior e as pontas para traços finos. 

E também ao utilizar o carvão, faça desenhos maiores pois em caso de pedaços de carvão ou barras dá para fazer detalhes menores.

Misturar o carvão com giz crayon também gera uma boa textura, vale a pena tentar. Vamos ver um exemplo nos exercícios de cores.

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