Parte 2: Se preparar para desenhar
A posição da mão você escolhe, como se estivesse escrevendo, ou então segurando como pinça, bom praticar as duas formas, geralmente a pinça é bom para fazer os esboços iniciais e a posição de escrever para detalhes menores. Posição de escrever é boa para detalhes mas também para todos os movimentos do braço, e a pinça com o polegar em cima, bom para pintar tonalidades.
Você usa o movimento dos dedos, para detalhes, e desenhos pequenos, e o movimento do braço todo, para traços maiores. Mas na posição de escrever também é usado o movimento do braço.
Parte 2: Se preparar para desenhar
Já o seu traço você pode golpear rápido como no exemplo 1, das linhas pequenas, no segundo é tracejando em forma continua e media velocidade ou lenta, veja que sai um pouco tremida, e no terceiro são linhas com pinceladas, com a posição de escrever sem mover o braço. Em um desenho você pode começar por qualquer direção, o melhor é seguir a sua posição se for destro começar pela esquerda e se for canhoto pela direita, para não apagar o desenho.
Parte 2: Se preparar para desenhar
Segue abaixo alguns exemplos, o traço você pode fazer movimentos de punho e de braço, pode criar golpeando, como se estivesse pintando e fazendo movimentos continuo e calmamente. O traço vai melhorando a medida que você vai desenhando cada vez mais, treinando exercícios de aquecimento e fazendo esboços em seu caderno.
Parte 2: Se preparar para desenhar
Os traços podem conter também espessura, isso ajuda a dar um dinamismo nas formas e também ajuda a estabelecer as tonalidades, veja ao lado que nas partes mais grossas se pintou mais escuro e nas partes mais finas utilizamos para as luzes. Vá inclinando o lápis para produzir linhas mais grossas.
Parte 2: Se preparar para desenhar
A textura são os detalhes, a superfície rugosa ou áspera. A tonalidade são as luzes que o objeto projeta do ambiente, veja no exemplo abaixo onde a luz reflete mais. Separado disto veja a textura de cada objeto.
Treinar vários destes círculos ajuda muito para praticar tonalidades e textura. Mais adiante vamos ver com mais detalhes este processo de tons e texturização dos desenhos. Um desenho é composto ou por 1 tipo de textura ou combinando vários, pontilhados e riscos, esfumaçado e granulado e assim por diante.
Por enquanto saiba que no desenho podemos fazer somente linhas, como ilustração, ou então deixar ele um pouco mais realista com texturas e tonalidades, ou combinar os dois.
Para exercitar o seu traço você pode fazer sequências de exercícios, e assim sua mão e braço ficam mais firmes, ou então antes de desenhar algo fazer um aquecimento.
Pode seguir a sequência a seguir, usando as posições das mãos, e os traços, de preferência o contínuo, e o golpe.
Faça pelo menos todas as sequências em tamanhos grandes também, pelo menos 15 minutos durante a primeira semana ou 2 semanas, antes de exercitar algum desenho, tipo um aquecimento. Quanto mais você exercitar no início melhor.
No início sai bem torto como no exemplo que coloquei, mas o objetivo é chegar o mais reto e no caso do circulo bem circular e as outras formas também. Não é obrigatório mas ajuda muito no início.
Crie os seus próprios também, procure por formas geométricas ou vá variando a direção do traço e linhas, veja onde você tem mais dificuldade e comece aí.
E também não se preocupe se não sair igual, dificilmente o desenho sairá totalmente igual, existem técnicas e também estilos que fazem o contorno do objeto com carbono ou traçando as linhas por cima de foto ficando ultra realista o desenho como por exemplo os desenhos realistas.
Técnicas de grids, entre outras, podemos usar também, então com tantas técnicas, não há necessidade de nos preocuparmos.
Uma dica também é especificar seus estudos, por exemplo, você quer fazer uma composição com algum animal, pessoa, arvore, flor etc…
Antes de começar seu desenho faça vários esboços para estudar o movimento das formas, a textura e detalhes específicos do elemento. Por exemplo se for desenhar um peixe, faça vários desenhos de peixes, esboços, mesmo se sair estranho vá desenhando de várias referências que encontrar, desenhe em várias posições.
Pegamos uma folha e fazemos desenhos pequenos, para traçarmos aquelas formas, desenhar em várias posições o tema que vamos desenhar, se for paisagens desenhar vários cenários. São esboços pequenos mas que fazem bastante diferença quando vamos realmente finalizar o desenho ou pintura.
A medida que você vai desenhando vai vendo mais detalhes na textura, nas formas, quais as curvas que mais caracterizam o elemento, desenhe as partes separadas, faça esboços somente do nariz, da boca, dos olhos, etc…
Isso ajuda a entender mais, e na hora de desenhar o que você quer fica mais familiarizado. Tendo mais domínio para criar e podendo usar formas diferentes, ou texturas diferentes se quiser também. Vá desenhando o esboço e como sair saiu, vá para a próxima referência e assim por diante.
E também para cores, testar várias cores, fazer as misturas e combinações que vamos aprender na parte 6, tudo isso ajuda a conhecermos mais o assunto que vamos desenhar ou pintar.
Faça exercício de tonalidade também, teste seus lápis e veja como cada tipo de grafite tem sua dureza, os grafites mais macios são mais escuros e os grafites mais duros são mais claros. Assim para a caneta, treine essa suavidade na mão, comece forte e deixe o traço bem fraco, isso ajuda na hora de começar a adicionar as tonalidades e detalhes, para controlar o traço.
Quando estiver desenhando faça algumas comparações, o desenho visto de longe une mais as formas, tonalidades e texturas, se vermos o desenho muito de perto por exemplo as texturas por exemplo não fazem muito sentido. Então atente-se para isto, quando estiver desenhando coloque o desenho um pouco distante de sua vista, vá analisando, uma dica também é fechar um poucos os olhos, desfocando a imagem então para ver as formas e tonalidades como um todo. Mas o melhor mesmo é se distanciar e ver o desenho de longe ou a imagem que você está desenhando ou pintando.
Então se você ver que está estranho a textura por exemplo logo de primeira, coloque o desenho distante e veja que as vezes os traços e tonalidades se ajeitam. Mas algumas vezes não, vá modelando da forma que achar melhor.
Referência do livro Oak tree ver aqui
Em grafite. Referência do site MET ver aqui
Parte 2: Se preparar para desenhar
Tinta. Referência do site MET ver aqui
Parte 2: Se preparar para desenhar
Caneta Marcador. Referência do site MET ver aqui
O desenho e pintura é muito vasto, existem estudos somente de formas, expressões, anatomia, perspectiva cores, textura e fora os estilos de desenho como ilustração, abstrato, realista, estilos estrangeiros e outros então, uma dica importante é que façamos exercícios em sequência escolha o que você vai treinar, por exemplo formas, escolhas fotos ou objetos para esboçar as formas, faça vários esboços de várias formas, vá entendendo o ritmo das formas, o movimento etc…
O mesmo para perspectiva, pegue uma régua e faça exercícios em sequência para ir fixando melhor. Se for treinar anatomia ou expressões corporais o mesmo, faça exercícios, sequências de desenho somente rostos, ou somente o corpo, ou somente de uma parte do corpo por exemplo. Isso ajuda muito no começo para ir treinando e praticando.
Concluindo vimos então como se preparar para desenhar, a posição da mão você escolhe, mas algumas posições são melhores para detalhar por exemplo outras para criar os traços maiores. E também usando o punho ou o braço todo para desenhar.
Os traços podem sair com golpes rápidos, controlados e mantendo a velocidade e pintado. Isso varia da parte do desenho que se está fazendo, e também estilos de traço, não tem regra do qual usar, mas com o tempo você vai sentir o que usar em determinada situação.
Vimos os exercícios para aprimorar o traço e também para aquecer antes de começar a desenhar, nas primeiras semanas é bom fazer pelo menos 15 minutos para ir se familiarizando com o lápis e grafite, posição da mão e coordenação e controle, vá observando estes pontos desde como sai o grafite a sua posição da mão, braço e a sua coordenação.
E vimos também o exercício de tonalidade, controlando a força para definir tonalidades.