Materiais artisticos e técnicas

dicas de materiais artisticos para desenho e pintura - referencia do desenho - livro charcoal drawing ken goldman

Materiais para este ebook

Olá pessoal! Vamos estudar neste post alguns materiais para desenho e pintura, ver por onde podemos começar, o que podemos fazer, conhecer as medias que vamos usar é importante, pois na medida que você vai aprofundando em seu estilo vai conseguindo entender as nuances das suas pinceladas, traços, efeitos com os materiais.

Por exemplo, você pode desenhar ou pintar somente com pó e suas mãos, pode desenvolver sua técnica, aprendendo para que serve os materiais artísticos existentes nos ajuda bastante a manipular e dar efeitos e toques mais criativos e artísticos para nossos desenhos e pinturas, e também, para entender até a midia digital, pois tudo que é digital é uma simulação do analógico tradicional.

Tipos de lápis para desenho e pintura

Existem vários tipos de lápis, ou seja suas graduações, alguns são mais claros, grafites mais duros e outros mais escuros que seriam os grafites macios com aglutinantes.  É sempre bom manter apontado,  você vai precisar também de um apontador, estilete ou lixa ou um pedaço de carvão também serve para afar bem a ponta em casos extremos,  para deixar seu lápis bem afiado especialmente para detalhes e textura. O esfuminho serve para mesclar o grafite ou o pó do carvão, são papéis prensados em forma de caneta para mesclar o grafite, é bom ter um também, ou você pode usar o dedo ou fazer seu próprio esfuminho. Ou ainda usar papel também para mesclar, qualquer pedaço ou tipo de papel ir testando, papel lenço que são finos e macios ou papéis mais ásperos.

O esfuminho

Para fazer o esfuminho use papéis usados, enrole bem e cole ele com cola ou então amarre para prensar o o papel. Ou então dobre ele para obter uma ponta mais dura.

A borracha e como usar

A borracha também é importante para poder apagar e criar efeitos no desenho. Existem vários tipos, em lápis, caneta, lapiseira e o limpa tipo, que é uma borracha maleável. O interessante é desenhar com traços bem leves no início e depois finalizar com traços fortes, assim você evita ficar apagando, pois o traço forte fixa o grafite no papel ficando dificil de apagar depois. Uma régua é bom ter também para exercício de perspectiva. Existe ainda o boleador usado para marcar o papel, é uma caneta com ponta de aço para fazer marcas no papel, assim você pode passar o lápis e ficará os riscos feito pelo boleador sem o grafite, ou seja ficam partes claras.

borrachas – referência

Na sequência: 2 lápis grafite sem madeira, 2 de carvão e 2 de graxa.

esfuminho – referência

graduações lápis – referência

canetas – referência

bastões de giz – referência

carvão para arte – referência

tamanhos de grafite – referência

lapis de cor – referência 

Carvão para desenho e pintura

No caso do carvão, você precisa de pedaços, você vai notar que algumas partes do pedaço de carvão vegetal para churrasco não sai linhas, outras sim, depende do pedaço. Agora o lápis e bastões de carvão próprios para arte são comprimidos e misturados com aglutinante dando uma qualidade maior e também tonalidades mais fortes. Alguns também são produzidos com tons de cores, como por exemplo tons de pele ou branco. Você pode mesclar o carvão passando o dedo para unir tonalidades.

 O esfuminho vai servir aqui também para mesclar o pó do carvão, o mesmo, se fizer muito forte os traços vai fixar o pó do carvão no papel, evite no começo traços fortes, finalize depois. 

A borracha também pode ser usada aqui, o carvão é usado para iniciantes no desenho e pintura pois é facil de remover o pó, mas se você fixar muito com traços fortes fica dificil remover. Existe a borracha limpa-tipo que é maleável, é usada para apagar partes mais difíceis do desenho, você afina a borracha para apagar detalhes menores por exemplo.

Spray fixador para pintura e desenho com mídias de pó

O spray fixador é usado para fixar o pó do carvão no papel, ou pó de mídias secas como pastel seco ou até o grafite mesmo e tintas que com este com o tempo pode sair do papel, ou você pode deixar de molho no óleo de linhaça para deixar ele macio e assim fixa o pó no papel.

Tipos de caneta para desenhar e pintar

A caneta de pigmento é usada para finalizar o desenho, existem várias graduações também desta caneta para espessuras de traços mais espessos a mais finos, existem também tipos de caneta como a caneta marcadora, caneta tinteiro, a comum que tem um bico rolável(exemplo a bic) e outras.

A caneta não tem como mesclar com esfuminho pois a tinta rapidamente é absorvida pelo papel. Portanto é usado técnicas de textura para fazer o efeito de sombreamento. Como por exemplo o pointilhismo ou traçando linhas entre si…

Caso você não tenha caneta pigmento para desenho, pode usar qualquer caneta por exemplo caneta comum com bico rolável para fazer os exercícios aqui.

Bom ter também um kit de desenho técnico, que vem com esquadro(régua com angulo de 45, 90 graus), compasso(para fazer curvas e círculos e outros), régua e transferidor(protactor), vai ser uma régua com uma curva de 180 graus. Bom para início, para entender e estudar as formas iniciais, pois depois precisamos ter um traço reto sem régua ou um círculo sem precisar de compasso, não é regra também, tudo depende do que queremos quanto ao desenho e pintura final, em pintura por exemplo, não podemos fazer uma linha reta com uma régua e etc… o esboço sim porém a arte final temos que ter o traço e pinceladas bem firmes.

Tipos de papéis para desenho e pintura

O papel você podemos usar o chamequinho A4 ou qualquer outro, lembre se que vai depender da absorção e da textura do papel, e também sua espessura, alguns papéis são compostos com algodão por exemplo, e sobre textura e cor, é bom para dar os efeitos desejados que você queira.

O papel para arte, Canson é o mais conhecido, e o Ingres, lembremos de escolher de acordo com o efeito que queiramos dar e a composição do papel, existem papéis para absorver melhor tintas, e outros para meios secos como o carvão, grafite e giz. Alguns lisos para dar efeito de superfícies bem lisas, e outros são mais porosos, para efeitos de textura, outros são finos para desenhos realistas etc…

Outras marcas, Strathmore, Fabriano, Clairefontaine, Arches, Hahnemühle, Bugra, Amalfi, Sennelier, Ampersand, Saunders Waterford, Kraft, Bristol, Flamboyant, Twinrocker.

A gramatura influencia nisto, o simbolo lb e g/m², indica a gramatura, uma variedade de fatores que influencia, a rigidez, composição, espessura, ingredientes etc… por exemplo papéis de 90/140lbs são indicados para pinturas para mídias aquosas, como tintas, já gramaturas menores 40 por exemplo para grafites e mídias secas.

Ter um caderno para fazer esboços também é uma boa opção, para treinos. Pode ser qualquer caderno e tipo de papel pois serão somente esboços e treinos. As folhas para desenho pode ser guardada para desenhos finais que queiramos fazer.

tamanhos de papel e fibra do papel em fábrica referência referencia

textura de papel,gramatura alta para midia aquosa referência 

Concluindo vimos os materiais necessários para este ebook, veja que são materiais bem simples que você nem precisar gastar muito, se tiver em casa já os materiais, muito bom.
Caso não tenha todos, pode ser somente uma caneta bic, lapis hb normal, borracha normal, apontador, um pedaço de carvão para churrasco e papel comum.

O esfuminho usado para mesclar o grafite pode ser feito em sua casa, ou pode usar o dedo também. Se tiver somente papel e um lápis simples pode também. Depois você vai comprando seus materiais. Para materiais com midia em pó o spray fixador ajuda a fixar, no carvão é usado também oleo de linhaça, mergulhando carvão no óleo para deixar mais macio e fixar mais no papel.

O papel depende da gramatura, ou seja de sua espessura, de componentes desde fibras de algodão ou ou fibras mistas, fibras de bambu e outras, vai influenciar em sua textura, maciez ou dureza, contato com a mídia seja óleo, giz, grafite e outros.

Clique aqui para conferir nosso Livro de desenho para iniciantes pdf! Parte 1 – Se preparar para desenhar