Dicas para criar ilustrações com conceitos e idéias

ilustração desenho em caneta e lápis de cor

Ilustração x Desenho x Arte

Vamos ver neste post como ilustrar, você usa desenho ou pintura? Colagem, o que seria uma ilustração? Conheça aqui o processo de ilustração!

A ilustração ela vem como uma idéia de algo, algo mais sólido, e informativo na maioria dos casos. Ela precisa passar informação sobre o que está sendo ilustrado, ou seja ela está sempre atrelada a algo, no nosso caso, o produto que vamos ilustrar, seja uma capa, um livro inteiro, um texto, uma embalagem, um mapa, um quebra-cabeças.

Um desenho é algo livre(ok vou desenhar essa cadeira, ou este objeto…), um desenho artístico é uma arte que usa a modalidade desenho, uma arte expressa algo do mundo de forma com significados mais humanos, como emoções, sentimentos, é um pouco mais abrangente, pois a arte vai muito de quem está olhando, geralmente é aberta a interpretações. Ou as vezes é uma visão do artista sobre algo.

Quando você fala ok, vou desenhar aqui então uma pessoa andando numa cidade tal, com carros passando e e tudo um caos e ele andando em passos normais etc…. aí você já começa a pensar em ilustrar algo, uma idéia, compor uma idéia e colocar em seu papel é uma arte, e aplicá-la a um produto, é ilustração. A ilustração precisa comunicar algo de forma específica, pois é informativa, está sendo parte da venda de algo, precisa ajudar a fazer daquele produto algo mais atrativo e agregar mais informações sobre, no quesito do que vai te proporcionar, do que é, o que pode te ajudar, etc…

Uma ilustração pode ser um desenho, mas nem todo desenho é uma ilustração(Victor Beuren).

Seu Estilo e o turbilhão de idéias

Ou seja, a ilustração pode usar a modalidade desenho para se expressar, mas uma ilustração comercial pode ser uma pintura, uma colagem, também, etc…

Então o mercado vai precisar de sua idéia sobre o produto deles, seja uma campanha de publicidade, a capa de um livro, a sua criatividade aqui precisa ir muito bem! Estar sempre inspirado, mesmo que não esteja vamos ver aqui como criar, seguindo o processo.

O estilo que você desenha, pinta etc… é que vai ser o corpo do que o mercado precisa, da idéia e conceito por trás da ilustração criada.

Lembre-se tenha o seu estilo bem definido, lembre sempre daquela imagem da agência de ilustração, como fica em uníssono o estilo.

Criando ilustrações com conceitos e idéias – Turbilhão de idéias

Ok vamos neste capítulo então a começar a criar nossas ilustrações. Vimos que as ilustrações contém um caracter mais informativo, passa uma mensagem, auxilia a outros conteúdos a se expressarem e a passar a mensagem de uma forma mais forte.

Então a ilustração tem que ser forte em conceito e idéia. As vezes o conceito e a idéia são tão bem elaborados que basta desenhar bonecos palito que do mesmo jeito ficará bem forte a ilustração.

Porém como a ilustração é uma forma artística também, podemos usar nossas técnicas e aprimorar mais ainda a ilustração, ou seja uma ilustração com conceito forte e com um bom acabamento(que tenha contexto também com a idéia) será muito bem valorizada!

Então vamos começar a fazer nossa base para termos idéias para criar nossas ilustrações para nosso portfolio, que será no próximo capítulo!

Vamos iniciar então com o jogo de palavras. Podemos então com 1 palavra qualquer iniciar.

Vamos ver um exemplo aqui bem simples.

Digamos que você esteja sentado na mesa imaginando o que ilustrar… Fica horas e horas e nada…. Vamos então ser mais práticos e dar o pontapé inicial de forma simples. Está na mesa e tem um copo na sua frente? Comece com a palavra copo.

A partir dela, faça associações e então você começa a ter idéias.

Copo, água, navio, tempestades, pirata, aventura…

Aqui já veio uma idéia bem legal de 1 ilustração:

Um pirata em alto mar desbravando oceano, mas logo vem uma tempestade e acaba com tudo…

Então na minha ilustração posso fazer algo como um pirata com uma pose no navio, dentro de 1 copo e uma jarra apagando sua aventura…

Algo assim:

Lembre-se não precisa usar o copo poderia ser num mar normal, numa banheira, num aquário etc… Se fosse no aquário seria uma mão tentando agarrar ele, algo assim, ou numa banheira, um pezão entrando na banheira amassando ele etc… Veja que aqui estou escrevendo, mas está surgindo tudo agora neste exato momento, então com estes exemplos estamos executando uma idéia mas vendo as possibilidades dela.

O layout e esboço ficaria assim:

Se tratando de ilustração, você deve pensar bastante no Layout, dependendo para qual a finalidade dela, se for para um blog, uma embalagem, um poster. Na maioria das vezes é preciso saber onde textos ou outros elementos do produto final vão ser adicionados juntos da ilustração.

Você pode procurar cursos especializados de ilustração, que tenham o módulo dos mercados, por exemplo ilustrando para publicidade, ou ilustrando para editorial etc… para estudar mais a fundo estes mercados, porém geralmente no briefing do cliente vem tudo especificado como deve ser o layout(na maioria das vezes).

Para isso é bom você estudar sobre composição artística também, em cursos de desenho artístico e pintura artística também tem este módulo. Mas acima tem um exemplo, você vai testando e vendo como fica melhor o layout, nesta fiz para imagem de postagem de blog, sem texto somente o layout da ilustração mesmo.

Estes são Sketches rápidos, só para saber onde ficam os elementos, depois você faz o sketch da ilustração final e depois você finaliza por cima, com a mídia que achar melhor. Nesta fiz em caneta pigmento e lápis de cor. Coisa simples, até porque não tenho muita técnica, não sou um desenhista profissional no caso.

Dando continuidade podemos ir mais a fundo em nosso brainstorming de idéias.

Vimos começando com 1 palavra. Mas podemos selecionar várias palavras para poder ter abranger mas a idéia, ou ter mais facilidade para desenvolvê-la.

A ilustração pode ser com conceito aberto ou fechado, em conceito aberto fica livre para você criar suas idéias, você vai ser pedido para elaborar toda a ilustração. Já em conceito fechado você só precisa executar a idéia já feita. Lembre-se acima fizemos uma idéia do pirata, mas podemos vimos que poderiamos executar ela de várias formas, então é sempre bom mandar de 2 a 3 sketches para seu cliente das idéias executadas.

Uma ilustração então tem um storytelling, ou seja conta uma história ou narrativa. Como vimos no exemplo do pirata. “Um pirata desbravando mares mas algo vai tirar sua alegria e aventura…” 

Use referências também, tanto para fazer o acabamento da ilustração e desenhar os componentes como para também aumentar as idéias, o enredo, etc… quanto mais você se aprofunda na idéia mais rica ela fica, e mais ilustrações você pode criar.

Faça colunas de palavras aleatórias, escolha palavras que vão surgindo, ou então pesquise um texto algo e veja as palavras e crie 3 colunas e escolha 1 de cada coluna:

contascachorro-quentevaca
porcobifescarne
altopreçosfamilia
loucuraanocomprou
merceariasupermercado semanalmente
freezerprimaveracustos

Este é um exemplo tirado de um artigo sobre alta do preço da carne do Washington post. Somente do primeiro treço que são 3 paragrafos. Mas tem bastante palavras, podemos fazer associações, escolha aleatoriamente 1 de cada coluna e faça o mesmo processo do exemplo anterior do copo.

Não que você vá fazer isto caso algum cliente lhe pedir, você pode fazer mas em casos de clientes, você faz este exercício para aquecer e depois vamos ver como interpretar melhor o texto.

Outra forma de você fazer ilustrações com associações para treinar e também para ilustrar no dia a dia, você pode fazer agora uma escolha de palavras mais selecionadas, dividindo entre substantivos, sinônimos, antônimos, adjetivos e verbos, para ver se flui mais palavras. Essa é uma força como faço também, mas não é regra. Mas existem livros de iliustradores que usam o termo ILL-Lustration, que se aprofundam nesta parte de criar listas para usar para compor ilustrações.

Abaixo são palavras aleatórias, só para exemplificar para você criar a sua listagem:

substantivoSinônimo-antônimo – adjetivosVerbos
bolsasuaveagarrar
cartaexageradotocar
ventiladoraltoestudar
mesamisteriosobrincando
livrossilenciosoassistir
situações: sinfonia, compras, revendendo,caos, ancestrais,dscussão, diplomacia, diversãoÁreas: moderno, antiga, profissão, literatura, nordicos, asiático, alimentício, esportes, hobbies, religião, ciência, tecnologia, misticismo, cinema, etc…palavras escolhidas: caos – mesa – alto – agarrar
Idéia: “Na mesa alta o predador observa as presas no caos, e espera o momento certo para agarrá-la”.

Veja acima então que dividimos as colunas em substantivo, S-A-A, e verbos, podemos adicionar também situações e áreas, para ajudar a dar um contexto. As vezes temos uma idéia, porém podemos travar em que situação colocar, ou para adicionar, colocar a idéia num tempo antigo por exemplo, ou dentro de uma área como profissões ou então cultura etc… isso para ajudar, … e então na idéia extraida acima veja abaixo o resultado:

Acima então tem agora alguns layouts, tentei explorar 1 somente e ver no que dava,

A segunda na linha abaixo, fiz tentando associar com o artigo do Washington post que usamos para extrair as palavras.

A terceira da linha de cima gostei bastante, poderia até ser usada dessa forma, isso em minha opinião, apesar de ser somente um sketch, achei que ficou bem simples e bem comunicativa, e natural também, até melhor que a composição final que você verá abaixo.

Veja que nesta execução deixei um espaço acima para colocar um texto, seria um lettering bem chamativo para a postagem, ou para alguma frase impactante no caso se fosse para um artigo de blog, algo bem simples. Uso em meu portfolio como matéria do artigo “Porque os gatos domésticos adoram caçar?” sendo que eles já são alimentados pelos donos. Você pode atrelar suas ilustrações em contextos, porém aconselho a criar baseado no texto que você quer ilustrar, e não neste caso em que atrelei a um artigo.

Pode até ser um poster também. Aqui no caso também, um estilo mais editorial, em editorial, é muito comum cores mais suaves e também um foco maior na ação, e deixando o fundo e outros elementos menos visuais.

Isso você pode fazer por exemplo com estudo de composição artística por exemplo, em composição, os elementos da frente tem mais cores e são maiores e mais nítidos, e então de acordo que vai se distanciando, vai perdendo o contraste, brilho e nitidez.

Então, as formas acima, criando listas, podemos já começar nossas ilustrações! E exercitar para termos idéias. Faça pelo menos 1 Ilustração por dia com este exercício para você treinar e melhorar sua criatividade, inspiração e técnica também, aprimorando cada vez mais seu estilo.

Em caso de ilustrações comerciais, como já foi mencionado, elas vem com um briefing. Geralmente pedem algo mais livre como “Estamos lançando o produto tal e gostariamos que você criasse algo com cores tais, bastante movimento, alegria, etc… ou “ precisamos que crie algo que expresse nossa marca, para o produto tal” Ou então algo bem específico lhe dando bastante informação, quase que com a ídéia inteira ou então a idéia já vem pronta. Como “preciso de uma ilustração de um personagem com tal cenário, fazendo tal coisa, precisa ter os elementos tais…”.

Em editorial vem um parágrafo para você interpretar, aqui inteprete o parágrafo, leia atentamente, se puder pesquise mais sobre o texto todo, ou então as vezes vem “temos estes textos de economia, cultura, noticia tal,…”.

Faça jogo de palavras como fizemos acima, extraia as palavras e vá fazendo as associações e executando sketches de idéias. Mande 3 no máximo, mas o melhor faça 3 e mande 2, para ele escolher 1 entre as duas. Se pedir mais 1 você manda a terceira.

Para livros, mesma situação, será pedido para você criar ilustrações, para as paginas, algumas páginas vão pedir uma ilustração página inteira que fica do lado, ou de 1 página somente 1 parágrafo, aquelas ilustrações pequenas que ficam no canto chamadas spot art ou vinheta, ou uma página dupla, que seria duas páginas juntas. E também a capa de livro, esta tente criar sempre um clima de quero ver mais, ou de algo que resuma bem o livro ou a sinopse do livro. Aqui também pode fazer as associações e listar palavras para ajudar.

Pesquise contextos também, em casos de produtos, estude a empresa, sua filosofia, o produto, o que é, o que tem, como foi feito, em que região, existe algo peculiar naquela região, no exemplo de criação de logos por exemplo, muitas logos as vezes tem algo cultural ali daquela região, ou algo que o local tem como um ponto peculiar. O que tem na região etc… Todo o estudo e referências vai valer bastante a pena. 

Mas as vezes o pedido é rápido, e você precisa de uma idéia rápida, use o briefing e faça algumas associações e siga em frente.

Se você escolheu seu mercado, pesquise o que estão produzindo, crie as ilustrações, pelo menos 5 projetos diferentes e vamos montar então o portfolio! 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *